MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18079 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 2190 "titulo" => "MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA" "resumo" => "No contexto de crescimento e atendimento exponencial de alunos, a avaliação padronizada do sistema se apresenta como prática de fundamental importância, uma vez que fornece ao poder governamental parâmetros necessários para o balizamento da qualidade do ensino oferecido ao público. Com base nisso o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge no cenário nacional brasileiro como potencial instrumento para subsidiar o poder público na proposição e implementação de políticas voltadas para melhoria do ensino nesse segmento, assim como para as práticas pedagógicas dos professores. O ENEM é considerado um instrumento avaliativo oficial que tem estimulado a consecução de ações pedagógicas baseadas na interdisciplinaridade e na contextualização, requisitos fundamentais para uma nova perspectiva educacional. Essa avaliação procura valorizar o raciocínio lógico e a capacidade de converter informações em conhecimento do aluno através de questões que colocam os estudantes frente a situações-problema e valorizando sua autonomia para fazer escolhas e tomar decisões, atendendo as orientações dos PCNEM e os PCN+ (CARVALHO; FONSECA, 2014). Com essa perspectiva, envidamos esforços na análise das questões de química constantes no ENEM, com o objetivo de examinar se a interdisciplinaridade e a contextualização são contempladas nelas e, caso afirmativo, como isso ocorre. Para isso, selecionamos os exames realizados nos anos de 2010 a 2015." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID2190_17052016235703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL AZEVEDO MAIA" "autor_nome_curto" => "RACHEL" "autor_email" => "rachel-maia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB-CCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18079 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 2190 "titulo" => "MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA" "resumo" => "No contexto de crescimento e atendimento exponencial de alunos, a avaliação padronizada do sistema se apresenta como prática de fundamental importância, uma vez que fornece ao poder governamental parâmetros necessários para o balizamento da qualidade do ensino oferecido ao público. Com base nisso o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge no cenário nacional brasileiro como potencial instrumento para subsidiar o poder público na proposição e implementação de políticas voltadas para melhoria do ensino nesse segmento, assim como para as práticas pedagógicas dos professores. O ENEM é considerado um instrumento avaliativo oficial que tem estimulado a consecução de ações pedagógicas baseadas na interdisciplinaridade e na contextualização, requisitos fundamentais para uma nova perspectiva educacional. Essa avaliação procura valorizar o raciocínio lógico e a capacidade de converter informações em conhecimento do aluno através de questões que colocam os estudantes frente a situações-problema e valorizando sua autonomia para fazer escolhas e tomar decisões, atendendo as orientações dos PCNEM e os PCN+ (CARVALHO; FONSECA, 2014). Com essa perspectiva, envidamos esforços na análise das questões de química constantes no ENEM, com o objetivo de examinar se a interdisciplinaridade e a contextualização são contempladas nelas e, caso afirmativo, como isso ocorre. Para isso, selecionamos os exames realizados nos anos de 2010 a 2015." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID2190_17052016235703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL AZEVEDO MAIA" "autor_nome_curto" => "RACHEL" "autor_email" => "rachel-maia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB-CCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }