Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERSPECTIVA E AÇÃO DO PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA E FORMAÇÃO DE ALUNOS

Palavra-chaves: DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES, ENSINO TRADICIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE ALUNOS Pôster (PO) Ensino de Física
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      Para iniciarmos tratando de ensino e das novas perspectivas e ações, precisamos ver como é, e como se perpetuou esta forma Ensino tradicional do ensino. Como chamamos hoje em dia, o Ensino Tradicional, nos remete ao inicio das formações, ao inicio da educação em nosso país. Onde o aluno era treinado há apenas ouvir e transcrever tudo o que o professor transmitia em sala de aula. Os alunos sem perspectivas de aprender de forma diferente e os professores sem expectativas de crescimento em seus setores. Professores que não abordavam e não se preocupavam em dialogar com os alunos, nem com suas experiências e tão pouco com conhecimentos prévios.\r\n
      Muitos professores hoje em dia, demonstram a mesma forma de ensino tradicional, advinda muita das vezes dos exemplos de professores que tiveram em suas formações, ou muita das vezes, não querer ter o “trabalho” de tentar fazer algo novo, buscar trilhar caminhos diferentes na área do ensino, para aperfeiçoar e melhorar as suas aulas. Este tipo de aulas faz com que os alunos percam a estima de seguir o mesmo caminho de seus mestres, fazendo com que nos dias de hoje, tenhamos poucos profissionais e a categoria seja muito desvalorizada, não só pelas pessoas, mais também pelo poder público.\r\n
      O professor passou de ser apenas um ser que transmite conhecimentos, para muitas das vezes, ser psicólogo, amigo, e até mesmo conselheiro. São aspectos que tem sido costumeiro aos professores, nos dias de hoje. Relacionando com o ensino, os cursos de licenciatura muita das vezes nos criam expectativas, fora da realidade, criando situações de escolas “perfeitas”, onde quando chegamos à realidade, é totalmente diferente.\r\n
      Na formação dos alunos, seja ela em escolas públicas ou privadas, nos dias de hoje são encaradas como realidades diferentes. Na maior parte dos casos os alunos de escolas públicas têm menos condições que os alunos de escolas privadas. Isto dificulta pelo fato do poder público incentivar e aplicar com menos severidade as suas politicas públicas, onde o poder de investimento é pouco e as situações ficam cada vez mais precárias.\r\n
      O professor que trabalha com amor, reflete isto na vida e em sala de aula, e o aluno que valoriza o seu professor, ver ele como um formador de seu conhecimento. O professor para fugir do ensinamento tradicional, deve buscar sair do paradigma de que só o professor deve falar, e os alunos escutar e transcrever exatamente o que ele falou. O professor tem que induzir o aluno ao acerto, porém fazendo com que ele pense e reflita, através dos fenômenos conhecidos e explicados pelo professor. Possibilitando assim, o crescimento gradualmente do aluno, em função da ajuda do professor, tendo base da escola sendo destaque para a formação do aluno, seja ele na esfera pública ou privada.
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      Muitos professores hoje em dia, demonstram a mesma forma de ensino tradicional, advinda muita das vezes dos exemplos de professores que tiveram em suas formações, ou muita das vezes, não querer ter o “trabalho” de tentar fazer algo novo, buscar trilhar caminhos diferentes na área do ensino, para aperfeiçoar e melhorar as suas aulas. Este tipo de aulas faz com que os alunos percam a estima de seguir o mesmo caminho de seus mestres, fazendo com que nos dias de hoje, tenhamos poucos profissionais e a categoria seja muito desvalorizada, não só pelas pessoas, mais também pelo poder público.\r\n
      O professor passou de ser apenas um ser que transmite conhecimentos, para muitas das vezes, ser psicólogo, amigo, e até mesmo conselheiro. São aspectos que tem sido costumeiro aos professores, nos dias de hoje. Relacionando com o ensino, os cursos de licenciatura muita das vezes nos criam expectativas, fora da realidade, criando situações de escolas “perfeitas”, onde quando chegamos à realidade, é totalmente diferente.\r\n
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      O professor que trabalha com amor, reflete isto na vida e em sala de aula, e o aluno que valoriza o seu professor, ver ele como um formador de seu conhecimento. O professor para fugir do ensinamento tradicional, deve buscar sair do paradigma de que só o professor deve falar, e os alunos escutar e transcrever exatamente o que ele falou. O professor tem que induzir o aluno ao acerto, porém fazendo com que ele pense e reflita, através dos fenômenos conhecidos e explicados pelo professor. Possibilitando assim, o crescimento gradualmente do aluno, em função da ajuda do professor, tendo base da escola sendo destaque para a formação do aluno, seja ele na esfera pública ou privada.
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Para iniciarmos tratando de ensino e das novas perspectivas e ações, precisamos ver como é, e como se perpetuou esta forma Ensino tradicional do ensino. Como chamamos hoje em dia, o Ensino Tradicional, nos remete ao inicio das formações, ao inicio da educação em nosso país. Onde o aluno era treinado há apenas ouvir e transcrever tudo o que o professor transmitia em sala de aula. Os alunos sem perspectivas de aprender de forma diferente e os professores sem expectativas de crescimento em seus setores. Professores que não abordavam e não se preocupavam em dialogar com os alunos, nem com suas experiências e tão pouco com conhecimentos prévios. Muitos professores hoje em dia, demonstram a mesma forma de ensino tradicional, advinda muita das vezes dos exemplos de professores que tiveram em suas formações, ou muita das vezes, não querer ter o “trabalho” de tentar fazer algo novo, buscar trilhar caminhos diferentes na área do ensino, para aperfeiçoar e melhorar as suas aulas. Este tipo de aulas faz com que os alunos percam a estima de seguir o mesmo caminho de seus mestres, fazendo com que nos dias de hoje, tenhamos poucos profissionais e a categoria seja muito desvalorizada, não só pelas pessoas, mais também pelo poder público. O professor passou de ser apenas um ser que transmite conhecimentos, para muitas das vezes, ser psicólogo, amigo, e até mesmo conselheiro. São aspectos que tem sido costumeiro aos professores, nos dias de hoje. Relacionando com o ensino, os cursos de licenciatura muita das vezes nos criam expectativas, fora da realidade, criando situações de escolas “perfeitas”, onde quando chegamos à realidade, é totalmente diferente. Na formação dos alunos, seja ela em escolas públicas ou privadas, nos dias de hoje são encaradas como realidades diferentes. Na maior parte dos casos os alunos de escolas públicas têm menos condições que os alunos de escolas privadas. Isto dificulta pelo fato do poder público incentivar e aplicar com menos severidade as suas politicas públicas, onde o poder de investimento é pouco e as situações ficam cada vez mais precárias. O professor que trabalha com amor, reflete isto na vida e em sala de aula, e o aluno que valoriza o seu professor, ver ele como um formador de seu conhecimento. O professor para fugir do ensinamento tradicional, deve buscar sair do paradigma de que só o professor deve falar, e os alunos escutar e transcrever exatamente o que ele falou. O professor tem que induzir o aluno ao acerto, porém fazendo com que ele pense e reflita, através dos fenômenos conhecidos e explicados pelo professor. Possibilitando assim, o crescimento gradualmente do aluno, em função da ajuda do professor, tendo base da escola sendo destaque para a formação do aluno, seja ele na esfera pública ou privada.

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