Introdução: adolescência é a transição da infância para a vida adulta, nessa fase surgem as curiosidades acerca do sexo e a busca acentuada por informações relacionadas à sexualidade. A falta de informações, espaço para discussões e reflexões fazem com que os adolescentes tenham como fontes de informações os amigos e a mídia. A educação sexual deve acontecer tanto no âmbito familiar quanto no escolar para promover informações confiáveis e adequadas e que sanem os questionamentos dos adolescentes e proporcionem a redução dos índices de problemas de saúde pública, tais como, doenças sexualmente transmissíveis (DTSs) e gravidez precoce. Objetivos: avaliar as fontes de informações, influências na vivência da sexualidade e o conhecimento sobre DST e métodos contraceptivos. Metodologia: foi aplicado questionário aos alunos do ensino médio da rede pública para avaliar fatores que promovem uma vivência saudável da sexualidade. Resultados: a média de idade dos participantes foi 15 anos de idade. As meninas informaram ter diálogo maior com os pais do que meninos. Ambos informaram que tanto a mídia quanto os amigos influenciam a ter relações sexuais, e que os amigos são a principal fonte de informação sobre sexualidade, além disso, afirmaram que a escola deve abordar temas relacionados à sexualidade. Dentre as DTSs, HIV/AIDS é a mais conhecida, sendo as outras DSTs geradoras de dúvidas, e dentre os métodos contraceptivos, o preservativo masculino é o mais conhecido. Conclusão: é necessário discutir mais sobre sexualidade para proporcionar melhor construção do conhecimento dos adolescentes para terem uma sexualidade saudável.