Como área de destaque nas Ciências Biológicas encontra-se a Biologia Marinha, a qual aborda todos os organismos que vivem em ecossistemas de águas salgadas, bem como a interação deles com o ambiente. Tais ecossistemas merecem atenção especial - tanto na área ecológica quanto na educacional - pelas suas características de estoque de recursos que são de grande importância para a vida humana, para o equilíbrio ecológico e para trabalhar os conteúdos de Ciências e Biologia de maneira atrativa e significativa. O desenvolvimento desta pesquisa objetivou contribuir para o processo ensino-aprendizagem de Biologia Marinha em uma turma de ensino fundamental (8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, no município de Barra de Santa Rosa-PB. Dentre as metodologias utilizadas, destacou-se pequenos ciclos de palestras, discussão de textos relacionados à temática e a produção de cartazes e painéis textuais. Diante dos resultados, constatou-se que existe a necessidade do desenvolvimento de mais abordagens direcionadas ao ambiente escolar sobre a importância em preservar os ecossistemas marinhos, bem como formas de amenizar os impactos causados pela falta de acesso a informações para garantia de uma construção igualitária de conteúdos.