Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTUDO SOBRE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS QUÍMICOS, ROTULAGEM E SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE GRADUAÇÃO.

Palavra-chaves: ROTULAGEM, PRODUTOS QUÍMICOS, SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A abordagem sobre rotulagem e informações sobre segurança em laboratórios constitui uma temática de grande importância que deve ser discutida de forma efetiva pelos professores com os seus discentes nos componentes curriculares de cunho experimental. Os principais aspectos relacionados aos reagentes químicos, os critérios de classificação e categorias de riscos abordados na norma GHS e o conhecimento da simbologia integrada são informações indispensáveis em um laboratório para torná-lo um ambiente seguro. A inserção dessas informações na metodologia de ensino de cursos superiores contribuirá satisfatoriamente para o processo de formação de graduandos em Química no contexto do Ensino na Educação Básica, auxiliarão profissionais da área com foco nas indústrias químicas, laboratórios de pesquisa e no meio acadêmico em geral. Nesse contexto, este trabalho objetivou realizar um levantamento de dados sobre as concepções de graduandos de cursos da área de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre os perigos físicos e os riscos de saúde associados ao manuseio de produtos químicos, a importância da rotulagem adequada nos reagentes e os principais métodos de segurança no espaço laboratorial. A pesquisa quali-quantitativa trata-se de um estudo de caso, no qual, para a coleta dos resultados foi aplicado um questionário a uma amostragem de 26 estudantes do primeiro, segundo e terceiro período dos cursos de Química. Com a análise dos resultados foi constatado que os discentes apresentaram dificuldades em decifrar as informações contidas nas rotulagens dos compostos químicos, mesmo sabendo que essas noções contribuem significativamente para sua formação acadêmica e capacitação profissional.

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