Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONSTRUINDO O CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR DA BOTÂNICA: INTEGRANDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADE DE ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, BROMELIACEAE, ENSINO DE BOTÂNICA Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O ensino da Botânica precisa contemplar uma visão mais sistêmica e integradora, reduzindo sua visão fragmentada, onde a prática da interdisciplinaridade não busque a eliminação das disciplinas, mas que sejam criadas estratégias de ensinagem visando a interação entre as diversas disciplinas. A baixa interação entre os docentes das escolas e as universidades também é um problema bastante visível quando consultamos pesquisas disponíveis na literatura educacional. Diante disso, o referente trabalho teve por objetivo, simular uma Feira de Ciências com os temas selecionados abordados de maneira interdisciplinar incluindo a integração com alunos do Ensino Médio nessa atividade. A atividade fez parte da avaliação proposta por professores da disciplina de Diversidade de Plantas com Sementes, cursada no quarto período de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os temas selecionados estava a caracterização morfológica e importância econômica de uma popular família de plantas conhecida como Bromeliaceae. A proposta para o desenvolvimento dos temas incluiu a formação de grupos de três discentes juntamente com um aluno do Ensino Médio da rede pública ou privada. Juntos, os quatro construíram o conteúdo apresentado incluindo diversos objetos que exploraram os sentidos diversos na aprendizagem: visual, auditivo, olfativo, gustativo e tátil. O tema proposto foi interligado às disciplinas trabalhadas no ensino médio, como Geografia, História, Português, Literatura e Matemática. Durante a apresentação do trabalho, foi possível observar o interesse dos ouvintes pelo tema abordado através da atenção que deram aos cartazes produzidos e expostos pela equipe, assim como à leitura de poemas e projeção de vídeo, e os questionamentos resultantes da atividade. Aliado a isso, a observação e degustação de produtos elaborados com as plantas permitu ainda maior integração e fixação do conteúdo pelos discentes envolvidos e os ouvintes. Conclui-se que o ensino de Botânica no nível superior deve ser abordado de forma mais interdisciplinar e integrativa contribuindo para a formação de educadores habilitados na execução de atividades integradoras e interdisciplinares que auxiliem na formação de cidadãos ecologicamente sensibilizados.

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