O livro didático, uma das ferramentas mais utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem, tem um papel relevante na construção e troca de novos saberes, além de aproximar ainda mais a comunicação entre o professor e o aluno. Muitas vezes, esse recurso é o único meio de acesso ao conteúdo que se pretende trabalhar em sala de aula. Contudo, muitas obras apresentam informações inadequadas, desatualizadas e até mesmo, equivocadas, e sem relacionar o conteúdo às vivências dos alunos, comprometendo o processo pedagógico. Dessa forma, esse trabalho é um recorte de uma pesquisa monográfica em que se buscou analisar como os conteúdos dos domínios Archae e Bacteria vêm sendo apresentados pelos livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD-2012, com base nos seguintes parâmetros avaliativos: a) A relação dos seres procarióticos com o cotidiano das pessoas; b) Seres procariontes e as doenças em humanos; e c) Tipos de atividades e exercícios propostos pelo livro didático. Os seres procarióticos são organismos bem desenvolvidos, com capacidade de sobreviver em diferentes habitats e de grande importância para o a sustentabilidade do planeta e o equilíbrio entre as espécies, sendo, portanto, necessária uma abordagem clara e precisa desse conhecimento das ciências biológicas, a fim de proporcionar um ensino dinâmico e transformador.