A divulgação científica é essencial para o desenvolvimento da ciência, uma vez que ela é responsável pela circulação de ideias e divulga resultados de pesquisas para a população em geral. Essa forma de tornar a ciência acessível é utilizada também como um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudem a facilitar e contextualizar o ensino. Nesse sentido, integrar as tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, mediante a utilização dos meios de comunicação e interação, com abordagem didática, pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos via inserção digital. O presente trabalho foi realizado no âmbito da Extensão Universitária e apresentou como objetivo divulgar os materiais educacionais elaborados com as tecnologias da informação e comunicação para o ensino de química. Normalmente é visto essas ações como apoio às atividades escolares, porém, neste contexto, utilizou-se de dois ambientes de aprendizagem: um formal (sala de aula), auxiliando os professores e estudantes da escola Estadual de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano localizado na cidade de Recife/PE, e um ambiente não formal de aprendizagem para englobar um público diverso, que já passou (ou não) pelas escolas, no Espaço Ciência, localizado na cidade de Olinda/PE. Os materiais digitais utilizados no trabalho foram elaborados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Departamento de Química, por um grupo de mestres e alunos do Núcleo SEMENTE (Sistema para Elaboração de Materiais e Estratégias de ensino suportado pelas Tecnologias). O material utilizado no ambiente formal (escola) acompanhou o que os alunos estavam vendo pelos professores de química da escola. Foi trabalhado o tema "Modelos Atômicos" utilizando uma hipermídia sobre os modelos e um vídeo sobre o modelo de Bohr. No ambiente não-formal, foi preciso uma conversa inicial para saber o tema que poderia ser abordado, tendo em vista que as idades dos participantes eram bem distintas. Foi trabalhado com o grupo FlexQuest de Radioatividade. Outros materiais foram divulgados através de panfletos confeccionados, como hipermídias, vídeos, podcast, entre outros. A divulgação de materiais educacionais elaborados com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) proporcionou aos estudantes do ambiente formal e aos usuários de um espaço não formal de aprendizagem, situações de ensino relacionadas com o que acontece em seu dia-a-dia, e, assim, tiveram a oportunidade de ter contato com um processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado. Esse trabalho estimulou professores na construção e montagem de seus próprios materiais; ajudou aos professores na busca de materiais alternativos para realização de aulas mais dinâmicas com o uso das TICs, tendo em vista que muitos alunos nunca tinham visto hipermídias ou vídeos englobando essa disciplina e auxiliou na divulgação e melhoramento dos materiais produzidos pelo núcleo de pesquisa SEMENTE.