Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ESTIMULAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CONSTRUTIVISMO, EXPERIMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, LUDISMO, LUDISMO Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17896
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 1923
    "titulo" => "CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ESTIMULAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "É sabido que as crianças aprendem melhor quando estão se divertindo. Além disso, é valioso oferecer e estimular oportunidades como atividades participativas (“hands-on”) durante o processo de aprendizagem. E permitir aos alunos personalizar a experiência de aprendizagem e compartilhar o processo com os demais, em um contexto social, ajuda os mesmos a criar conexões mais duradouras com o conteúdo e uns com os outros, propiciando inclusive um ambiente de aprendizagem cooperativa. Por todas estas razões, um “clube de ciência” pós-escola foi estabelecido na escola CIEC, uma das instituições de ensino fundamental bilíngue em Pernambuco. Estudantes de diferentes níveis de ensino, especialmente do 3º. ao 7º ano, reúnem-se uma vez por semana em pequenos grupos para participar do “Clube de Ciências do CIEC”. A participação visa o aprendizado e as relações com os demais permitindo aos alunos o envolvimento nos processos de explorar a ciência, melhoria da leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de habilidades de raciocínio a níveis mais elevados, construção de conhecimentos e partilha de experiências. Os participantes mantêm uma caderneta científica individual onde tomam notas, escrevem sobre o que experimentaram e aprenderam, desenham e etiquetam imagens, elaboram gráficos e mapas conceituais e refletem sobre a experiência de aprendizagem. Atividades do Clube de Ciências seguem um ciclo de 5 etapas: envolver, explorar, explicar, elaborar e avaliar etapas. Tais experiências visam aumentar a familiarização do estudante com as vivências de aprendizagem, apoiando o aprendizado do aluno, fornecendo oportunidades para personalizar o processo, bem como a aprendizagem social, atendendo assim aos padrões de educação científica locais e internacionais. A avaliação da eficácia do Clube de Ciências baseia-se em várias fontes de dados, incluindo observações, entrevistas e questionários. O feedback dos alunos, seus pais e professores fornece idéias e propostas sobre o programa de atividades e seus benefícios para os alunos do ensino fundamental. Os alunos são altamente envolvidos e motivados, com resultados positivos em relação a leitura & escrita, obtendo um alto nível de conhecimento sobre conceitos de ciência. Implicações da experiência do Clube de Ciências para o professor em sala de aula incluem o valor da abordagem integrada de temas combinado com experiências práticas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO, EXPERIMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, LUDISMO, LUDISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1923_05052016230412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SCOTT VINSON HEALD"
    "autor_nome_curto" => "SCOTT HEALD"
    "autor_email" => "scott.heald@ciecpe.com.br"
    "autor_ies" => "CIEC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17896
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 1923
    "titulo" => "CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ESTIMULAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "É sabido que as crianças aprendem melhor quando estão se divertindo. Além disso, é valioso oferecer e estimular oportunidades como atividades participativas (“hands-on”) durante o processo de aprendizagem. E permitir aos alunos personalizar a experiência de aprendizagem e compartilhar o processo com os demais, em um contexto social, ajuda os mesmos a criar conexões mais duradouras com o conteúdo e uns com os outros, propiciando inclusive um ambiente de aprendizagem cooperativa. Por todas estas razões, um “clube de ciência” pós-escola foi estabelecido na escola CIEC, uma das instituições de ensino fundamental bilíngue em Pernambuco. Estudantes de diferentes níveis de ensino, especialmente do 3º. ao 7º ano, reúnem-se uma vez por semana em pequenos grupos para participar do “Clube de Ciências do CIEC”. A participação visa o aprendizado e as relações com os demais permitindo aos alunos o envolvimento nos processos de explorar a ciência, melhoria da leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de habilidades de raciocínio a níveis mais elevados, construção de conhecimentos e partilha de experiências. Os participantes mantêm uma caderneta científica individual onde tomam notas, escrevem sobre o que experimentaram e aprenderam, desenham e etiquetam imagens, elaboram gráficos e mapas conceituais e refletem sobre a experiência de aprendizagem. Atividades do Clube de Ciências seguem um ciclo de 5 etapas: envolver, explorar, explicar, elaborar e avaliar etapas. Tais experiências visam aumentar a familiarização do estudante com as vivências de aprendizagem, apoiando o aprendizado do aluno, fornecendo oportunidades para personalizar o processo, bem como a aprendizagem social, atendendo assim aos padrões de educação científica locais e internacionais. A avaliação da eficácia do Clube de Ciências baseia-se em várias fontes de dados, incluindo observações, entrevistas e questionários. O feedback dos alunos, seus pais e professores fornece idéias e propostas sobre o programa de atividades e seus benefícios para os alunos do ensino fundamental. Os alunos são altamente envolvidos e motivados, com resultados positivos em relação a leitura & escrita, obtendo um alto nível de conhecimento sobre conceitos de ciência. Implicações da experiência do Clube de Ciências para o professor em sala de aula incluem o valor da abordagem integrada de temas combinado com experiências práticas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO, EXPERIMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, LUDISMO, LUDISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1923_05052016230412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SCOTT VINSON HEALD"
    "autor_nome_curto" => "SCOTT HEALD"
    "autor_email" => "scott.heald@ciecpe.com.br"
    "autor_ies" => "CIEC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

É sabido que as crianças aprendem melhor quando estão se divertindo. Além disso, é valioso oferecer e estimular oportunidades como atividades participativas (“hands-on”) durante o processo de aprendizagem. E permitir aos alunos personalizar a experiência de aprendizagem e compartilhar o processo com os demais, em um contexto social, ajuda os mesmos a criar conexões mais duradouras com o conteúdo e uns com os outros, propiciando inclusive um ambiente de aprendizagem cooperativa. Por todas estas razões, um “clube de ciência” pós-escola foi estabelecido na escola CIEC, uma das instituições de ensino fundamental bilíngue em Pernambuco. Estudantes de diferentes níveis de ensino, especialmente do 3º. ao 7º ano, reúnem-se uma vez por semana em pequenos grupos para participar do “Clube de Ciências do CIEC”. A participação visa o aprendizado e as relações com os demais permitindo aos alunos o envolvimento nos processos de explorar a ciência, melhoria da leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de habilidades de raciocínio a níveis mais elevados, construção de conhecimentos e partilha de experiências. Os participantes mantêm uma caderneta científica individual onde tomam notas, escrevem sobre o que experimentaram e aprenderam, desenham e etiquetam imagens, elaboram gráficos e mapas conceituais e refletem sobre a experiência de aprendizagem. Atividades do Clube de Ciências seguem um ciclo de 5 etapas: envolver, explorar, explicar, elaborar e avaliar etapas. Tais experiências visam aumentar a familiarização do estudante com as vivências de aprendizagem, apoiando o aprendizado do aluno, fornecendo oportunidades para personalizar o processo, bem como a aprendizagem social, atendendo assim aos padrões de educação científica locais e internacionais. A avaliação da eficácia do Clube de Ciências baseia-se em várias fontes de dados, incluindo observações, entrevistas e questionários. O feedback dos alunos, seus pais e professores fornece idéias e propostas sobre o programa de atividades e seus benefícios para os alunos do ensino fundamental. Os alunos são altamente envolvidos e motivados, com resultados positivos em relação a leitura & escrita, obtendo um alto nível de conhecimento sobre conceitos de ciência. Implicações da experiência do Clube de Ciências para o professor em sala de aula incluem o valor da abordagem integrada de temas combinado com experiências práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.