É sabido que as crianças aprendem melhor quando estão se divertindo. Além disso, é valioso oferecer e estimular oportunidades como atividades participativas (“hands-on”) durante o processo de aprendizagem. E permitir aos alunos personalizar a experiência de aprendizagem e compartilhar o processo com os demais, em um contexto social, ajuda os mesmos a criar conexões mais duradouras com o conteúdo e uns com os outros, propiciando inclusive um ambiente de aprendizagem cooperativa. Por todas estas razões, um “clube de ciência” pós-escola foi estabelecido na escola CIEC, uma das instituições de ensino fundamental bilíngue em Pernambuco. Estudantes de diferentes níveis de ensino, especialmente do 3º. ao 7º ano, reúnem-se uma vez por semana em pequenos grupos para participar do “Clube de Ciências do CIEC”. A participação visa o aprendizado e as relações com os demais permitindo aos alunos o envolvimento nos processos de explorar a ciência, melhoria da leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de habilidades de raciocínio a níveis mais elevados, construção de conhecimentos e partilha de experiências. Os participantes mantêm uma caderneta científica individual onde tomam notas, escrevem sobre o que experimentaram e aprenderam, desenham e etiquetam imagens, elaboram gráficos e mapas conceituais e refletem sobre a experiência de aprendizagem. Atividades do Clube de Ciências seguem um ciclo de 5 etapas: envolver, explorar, explicar, elaborar e avaliar etapas. Tais experiências visam aumentar a familiarização do estudante com as vivências de aprendizagem, apoiando o aprendizado do aluno, fornecendo oportunidades para personalizar o processo, bem como a aprendizagem social, atendendo assim aos padrões de educação científica locais e internacionais. A avaliação da eficácia do Clube de Ciências baseia-se em várias fontes de dados, incluindo observações, entrevistas e questionários. O feedback dos alunos, seus pais e professores fornece idéias e propostas sobre o programa de atividades e seus benefícios para os alunos do ensino fundamental. Os alunos são altamente envolvidos e motivados, com resultados positivos em relação a leitura & escrita, obtendo um alto nível de conhecimento sobre conceitos de ciência. Implicações da experiência do Clube de Ciências para o professor em sala de aula incluem o valor da abordagem integrada de temas combinado com experiências práticas.