A Química é uma ciência que estuda a matéria, as transformações químicas por ela sofridas, bem como as variações de energia que acompanham estas transformações, sendo a atividade teórica verificada quando se procura explicar ou investigar a matéria em suas manifestações que não são diretamente visíveis. Com isso este estudo tem por objetivo melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos do curso de graduação em licenciatura em química com ênfase nas novas abordagens para as aulas práticas de química geral experimental. O processo de realização do presente trabalho se deu pela a aplicação de um questionário sobre como os conteúdos abordados das aulas práticas estão sendo eficaz ou não para a formação dos licenciados do curso de química da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, sendo em conjunto com o professor da disciplina, planejado novo método que possa corrigir os erros conceituais dos alunos. Os resultados obtidos para as três primeiras perguntas do questionário aplicado são para saber o conhecimento prévio do aluno e poder analisar se eles percebem a relação que acontece entre a teoria e a prática, percebe-se que em nenhum momento os entrevistados sentem a necessidade da relação que a experimentação tem com o meio ambiental, sendo assim um ponto chave a ser trabalhado com as próximas turmas da disciplina. Pode-se concluir que as aulas práticas atuam de forma essencial para o processo de ensino-aprendizagem, desde que mantidas, teoria e pratica em conjunto para que os discentes possam assimilar da melhor forma os conteúdos abordados nas aulas experimentais e assim propiciar o espírito investigativo destes e, consequentemente possam melhorar seus rendimentos acadêmicos. Por fim as discussões dos conceitos de química devem transcorrer pelo social, ou seja, abordagem no dia-dia das pessoas sobre o conteúdo ensinado nas aulas para as discussões do tema experimentado durante cada aula.