Nas micro e pequenas empresas, o planejamento estratégico é um processo contínuo e constante, que deverá estar presente durante e depois da sua implantação, pois ele é peça fundamental para o processo decisório dentro da empresa. O planejamento estratégico é uma ferramenta capaz de auxiliar no controle gerencial das empresas de diversos ramos de atividade, tornando-se um diferencial competitivo para as empresas que buscam o aperfeiçoamento de suas competências empreendedoras e empresariais. Neste sentido, no presente trabalho, iremos apresentar o diagnostico do ambiente externo sobre uma empresa do ramo de gás de cozinha, que atua no centro-sul do Ceará distribuindo e comercializando a venda de gás de cozinha para toda a mesorregião cearense, utilizando as técnicas PEST e análise das cinco forças de Porter. Neste sentido, escolheu-se o estudo de caso como abordagem metodológica para a concretização deste artigo por ser um método bastante utilizado na engenharia de produção, além de, segundo Miguel (2012, p.132), “permitir uma análise aprofundada de um ou mais objetos de análise (casos) que conduz à possibilidade de desenvolverem-se novas teorias e de aumentar o entendimento sobre eventos reais e contemporâneos”. Este diagnóstico permitirá que se projete uma visualização antecipada de todas as mudanças de mercado que poderão impactar esta empresa internamente a fim de se propor uma melhor estratégia de mercado. Dessa forma, o uso destas ferramentas de análise estratégica possibilitará que os gestores possam tomar melhores decisões estratégicas, bem como conhecer melhor o mercado e o setor no qual atuam e como as empresas que fazem parte deste ramo se posicionam diante da concorrência antes de tomar qualquer ação.