Nos dias atuais, estamos vivenciando mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que consequentemente vem afetando os modos de ensinar e aprender no espaço escolar. A utilização das TIC se enquadra como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento, sendo capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa. A utilização de softwares educacionais tem sido evidenciada por muitos pesquisadores, como ferramentas que podem contribuir na aprendizagem dos conceitos científicos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática auxiliada pelo uso de um software educacional (Crocodile Chemistry) para o estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) com 12 estudantes de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado à escala de Likert contendo quatro itens para análise da proposta didática por parte dos alunos do Ensino Médio. Os dados foram representados em gráficos e em seguida foram interpretados, articulando com os referenciais teóricos da área de estudo. Os resultados revelam que os alunos do ensino médio avaliaram positivamente a proposta didática a partir do uso do software, o que contribuiu para despertar motivação e interesse pelo estudo das Funções Inorgânicas no contexto da Educação Básica.