Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DESNATURAÇÃO DE PROTEÍNAS Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O ensino por experimentação relaciona a teoria com a prática e proporciona uma melhor compreensão do conteúdo, além de tornar os alunos autônomos suficientemente capazes de responder seus próprios questionamentos. Este recurso é fundamental para um bom desenvolvimento de uma educação de qualidade porque contribui de maneira significativa com a formação dos estudantes, além de agregar ao professor novas conquistas às suas experiências no ensino. O objetivo da atividade prática como ferramenta didática, foi analisar o conhecimento prévio dos alunos do 7º/8º ano da turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa, a respeito da desnaturação das proteínas, confrontando os conhecimentos obtidos na experimentação para demonstrar se houve uma melhor aprendizagem. A atividade experimental foi apresentada após uma aula expositiva onde houve uma breve introdução sobre tipos de alimentos estruturais, reguladores, energéticos e agentes desnaturantes no intuito de aprimorar a compreensão do conteúdo, intensificando a relação ensino-aprendizagem. Os assuntos relacionados à importância da alimentação saudável para promoção da saúde e qualidade de vida também foram debatidos a fim de se relacionar os conteúdos científicos com os conhecimentos cotidianos, esses assuntos que introduziram o experimento facilitaram a compreensão dos objetivos da atividade prática. No experimento foi utilizado um agente desnaturante (200 ml álcool etílico hidratado a 46%) sobre a clara do ovo, explorando a perspectiva de demonstração, na qual, os estudantes observam o efeito do desnaturante sobre a proteína presente na clara do ovo. Antes e depois do experimento aplicamos um questionário com o objetivo de quantificar suas opiniões sobre esse método de ensino. Quanto aos resultados observamos que 9 dos 19 alunos pesquisados não sabiam da existência da proteína da clara do ovo e afirmaram que compreenderam melhor sobre a existência desta proteína através do ensino por experimentação. Quando perguntamos qual nota eles dariam para esta atividade 18 alunos pontuaram 7-10 confirmando que tiveram maior entendimento sobre o assunto. Em seguida analisamos a única pergunta aberta, onde de fato os alunos demonstraram se houve ou não assimilação do conteúdo, nesta pergunta observou-se que houve uma associação da proteína com a saúde e citaram sobre sua importância para realizar atividades do dia a dia e o quão importante a inclusão de ovos na alimentação pois estes, além das proteínas, também contém vitaminas e sais minerais Neste projeto, foi possível notar o quanto o ensino por meio da experimentação é eficiente, pois proporciona uma participação ativa do aluno, motiva e desperta uma curiosidade pelos assuntos científicos. Percebemos também que proporcionar este tipo de atividade aos alunos da Educação de Jovens e Adultos é de fundamental importância pois estes alunos retornaram ou conheceram a sala de aula fora da idade regular e atividades como estas incentivam uma continuidade na escola para estes alunos.

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