O presente trabalho visa averiguar a concepção do aluno de ensino médio frente ao ensino de Física ministrado em 04 escolas da rede pública de ensino do Estado do Tocantins, em que atua o Programa PIBID vinculado ao curso de Licenciatura em Física na modalidade Educação a Distância (EAD)/UFT e discorrer sobre as principais diretrizes educacionais implementadas no Brasil nos últimos anos: LDB, Iniciação á docência, residência docente, Parâmetros Curriculares Nacionais, DCN´s, Base Nacional Comum. As Escolas Públicas pesquisadas se localizam em Palmas, Arraias, Gurupi e Araguatins, apresentam características distintas relativas a aspectos econômicos, sociais, culturais, infraestrutura, número de alunos e professores, dados que foram verificados em trabalhos anteriores. Para o presente artigo foram analisadas perguntas especificas ao ensino de Física, tais como: se os alunos gostam da disciplina de física, se alcançam boas notas, se preferem a Física a outras disciplinas, preferência por aulas práticas ou teóricas, se o professor promove aulas diferenciadas. Segundo a concepção dos alunos, há relutância quanto apreciação da disciplina de Física, que pode estar associada aos inúmeros desafios que perpetuam na educação brasileira e interferem no processo de ensino: como desvinculação entre teoria e prática, falta de investimento, infraestrutura, profissionalização docente, falta de motivação entre outros, interferindo nos resultados entre os discentes. Espera-se que a regulamentação de um novo currículo para o ensino de Ciências da Natureza enraizado em uma Base Nacional Comum, programas como PIBID e residência docente, sejam instrumentos capaz de inspirar reflexões mudanças para o redimensionamento do ensino nas escolas.