Partindo do pressuposto que a educação básica no Brasil precisa de uma atenção maior por parte do Poder Público, acredita-se que para melhorar a qualidade do ensino básico, faz-se necessário primeiramente verificar como está a qualidade na formação dos licenciandos, ou seja, dos futuros profissionais docentes. O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do qual participei, é um programa voltado à formação docente nos cursos de graduação em licenciatura, e tem como principal objetivo contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo no qual se baseia em minhas atividades desenvolvidas ao longo de um ano de estágio. O principal objetivo desse relato é tornar público por meio de minha experiência, a importância da contribuição do PIBID na formação docente, nos âmbitos acadêmicos e profissionais. Ao longo de um ano de estágio, acompanhei um total de 156 aulas, e ministrei um total de 25 aulas. Está inserida em uma Escola Pública e acompanhar o dia-dia da mesma, não gerou apenas números de aulas acompanhadas e/ou ministradas, na verdade foi muito além. A vivência na escola trouxe grandes experiências no que diz respeito aos desafios educacionais existentes em todo o estado. Mais do que conhecer os obstáculos, o PIBID me possibilitou superá-los, construir e reconstruir conceitos e atitudes, auxiliando por tanto, em minha formação acadêmica e profissional.