As políticas públicas para a educação básica brasileira têm buscado estimular o desenvolvimento de programas e projetos que viabilizem o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em âmbito escolar. Nesse sentido, objetivamos relatar a experiência docente sobre a utilização do episódio “Reações Químicas”, produto midiático audiovisual pertencente ao programa “Aí tem Química” do projeto CONDIGITAL PUC-Rio, no ensino das reações químicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizamos uma pesquisa qualitativa através do relato de experiência, em que descrevemos o planejamento, a execução e a avaliação de duas aulas introdutórias sobre o estudo das reações químicas para uma turma do 2º ano do ensino médio, turno noturno, em 2015. O relato foi baseado no registro dos planos de aula e na memória docente, enquanto professor de Química da rede estadual de ensino da Paraíba, em exercício na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Papa Paulo VI, localizada no bairro de Cruz das Armas da cidade de João Pessoa. Em pesquisa na internet, localizamos o “Portal do Projeto Condigital - PUC-Rio” e, logo vislumbramos as produções midiáticas disponíveis como um recurso didático inovador, optando pelo “vídeo”, já que o programa “Aí tem Química” dispunha do episódio “Reações Químicas”, contemplando bem os conteúdos e a profundidade necessária aos objetivos das aulas. Inferimos que, com a utilização do recurso audiovisual no ensino das reações químicas no âmbito da EJA, houve uma facilitação na transposição do abstrato para o concreto, contribuindo para uma aprendizagem significativa acerca dos fenômenos químicos. Além disso, reforçamos que a iniciativa do governo federal em fomentar projetos que envolvam a produção de conteúdos educacionais digitais multimídias, subsidiou nossa prática docente no ensino médio e, possivelmente, contribuiu para a melhoria e a modernização dos processos de ensino e de aprendizagem.