A MÍDIA AUDIOVISUAL COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17753 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 352 "titulo" => "A MÍDIA AUDIOVISUAL COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "As políticas públicas para a educação básica brasileira têm buscado estimular o desenvolvimento de programas e projetos que viabilizem o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em âmbito escolar. Nesse sentido, objetivamos relatar a experiência docente sobre a utilização do episódio “Reações Químicas”, produto midiático audiovisual pertencente ao programa “Aí tem Química” do projeto CONDIGITAL PUC-Rio, no ensino das reações químicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizamos uma pesquisa qualitativa através do relato de experiência, em que descrevemos o planejamento, a execução e a avaliação de duas aulas introdutórias sobre o estudo das reações químicas para uma turma do 2º ano do ensino médio, turno noturno, em 2015. O relato foi baseado no registro dos planos de aula e na memória docente, enquanto professor de Química da rede estadual de ensino da Paraíba, em exercício na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Papa Paulo VI, localizada no bairro de Cruz das Armas da cidade de João Pessoa. Em pesquisa na internet, localizamos o “Portal do Projeto Condigital - PUC-Rio” e, logo vislumbramos as produções midiáticas disponíveis como um recurso didático inovador, optando pelo “vídeo”, já que o programa “Aí tem Química” dispunha do episódio “Reações Químicas”, contemplando bem os conteúdos e a profundidade necessária aos objetivos das aulas. \tInferimos que, com a utilização do recurso audiovisual no ensino das reações químicas no âmbito da EJA, houve uma facilitação na transposição do abstrato para o concreto, contribuindo para uma aprendizagem significativa acerca dos fenômenos químicos. Além disso, reforçamos que a iniciativa do governo federal em fomentar projetos que envolvam a produção de conteúdos educacionais digitais multimídias, subsidiou nossa prática docente no ensino médio e, possivelmente, contribuiu para a melhoria e a modernização dos processos de ensino e de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), VÍDEO, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID352_05052016222820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN LEITE MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALAN LEITE" "autor_email" => "alanpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17753 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 352 "titulo" => "A MÍDIA AUDIOVISUAL COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "As políticas públicas para a educação básica brasileira têm buscado estimular o desenvolvimento de programas e projetos que viabilizem o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em âmbito escolar. Nesse sentido, objetivamos relatar a experiência docente sobre a utilização do episódio “Reações Químicas”, produto midiático audiovisual pertencente ao programa “Aí tem Química” do projeto CONDIGITAL PUC-Rio, no ensino das reações químicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizamos uma pesquisa qualitativa através do relato de experiência, em que descrevemos o planejamento, a execução e a avaliação de duas aulas introdutórias sobre o estudo das reações químicas para uma turma do 2º ano do ensino médio, turno noturno, em 2015. O relato foi baseado no registro dos planos de aula e na memória docente, enquanto professor de Química da rede estadual de ensino da Paraíba, em exercício na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Papa Paulo VI, localizada no bairro de Cruz das Armas da cidade de João Pessoa. Em pesquisa na internet, localizamos o “Portal do Projeto Condigital - PUC-Rio” e, logo vislumbramos as produções midiáticas disponíveis como um recurso didático inovador, optando pelo “vídeo”, já que o programa “Aí tem Química” dispunha do episódio “Reações Químicas”, contemplando bem os conteúdos e a profundidade necessária aos objetivos das aulas. \tInferimos que, com a utilização do recurso audiovisual no ensino das reações químicas no âmbito da EJA, houve uma facilitação na transposição do abstrato para o concreto, contribuindo para uma aprendizagem significativa acerca dos fenômenos químicos. Além disso, reforçamos que a iniciativa do governo federal em fomentar projetos que envolvam a produção de conteúdos educacionais digitais multimídias, subsidiou nossa prática docente no ensino médio e, possivelmente, contribuiu para a melhoria e a modernização dos processos de ensino e de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), VÍDEO, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID352_05052016222820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN LEITE MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALAN LEITE" "autor_email" => "alanpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }