A disciplina de química é apontada pelos discentes como complicada, principalmente pela forma como é trabalhada pelos docentes visto que suas aulas expositivas se limitam em cobrar a memorização do conteúdo; diante deste fato é necessária a busca de novas metodologias destacando-se, entre essas, a experimentação, por contribui com desenvolvimento do conhecimento cognitivo e científico dos alunos, possibilitando a interação dos educandos nas aulas e estabelecendo uma ligação entre a teoria com a prática. Ante o exposto o objetivo deste trabalho é facilitar a aprendizagem do conteúdo separação de misturas com a utilização de materiais alternativos de baixo custo, encontrados no cotidiano dos alunos. O trabalho se deu em quatro etapas. Inicialmente os alunos assistiram a uma aula expositiva e dialogada; em seguida, esses foram divididos em grupos e a cada um foi dado um sistema contendo uma mistura com substâncias do seu dia a dia, para que pudessem identificar o tipo de mistura presente e o método que utilizariam para que realizassem a separação dos componentes. Na terceira etapa foi adotado o uso de materiais alternativos para separar a mistura; na etapa final os alunos responderam a um questionário com seis perguntas objetivas e uma subjetiva Ante os resultados obtidos, pôde-se concluir que a aula experimental despertou a curiosidade e o interesse dos alunos contribuindo para sua aprendizagem significativa; assim pode-se afirmar que a experimentação deve ser utilizada como ferramenta motivadora por proporcionar, ao aluno, a construção do conhecimento de forma eficaz, já que estes podem associar os conceitos químicos vistos em sala com processos que ocorrem diariamente com cada um deles.