Resumo: A utilização de atividades experimentais promove a interdisciplinaridade, evitando a fragmentação dos conteúdos, objetivando a formação integral e crítica, promovendo efetivamente a conexão entre diversos assuntos e com isso facilitando realmente a compreensão e a formação dos estudantes. Dessa forma, objetivamos analisar o uso das atividades experimentais na compreensão de conteúdos da Física por parte dos estudantes que participaram de uma exposição de feiras de ciências em uma escola da educação básica. Esta pesquisa foi classificada como qualitativa, por considerar o objeto de estudo dessa pesquisa, entendemos que esta pode oferecer melhores resultados. Para a metodologia de acordo com nossa investigação, escolhemos a pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, que pertence a 4ª Gerencia Regional de Ensino do estado da Paraíba. Diante do perfil dos professores de Física e diante da realidade da escola, decidimos sobre a escolha de dois professores participantes, com vinte estudantes do segundo do ensino médio, turno noite. As atividades escolhidas, com seus nomes fantasias foram: Açúcar Mágico, que evidencia a verificação da reflexão da luz; e, A Caneta Mágica que demostra a refração da luz. Observou-se a assiduidade e comprometimentos dos estudantes ao desenvolveram a realização das atividades experimentais durante a feira de ciências. A culminância da feira de ciências foi realizada no âmbito escolar e contou com a participação de outras turmas, como também da comunidade, que participou ativamente, indagando, questionando e interagindo com os estudantes que desenvolveram com maestria seus trabalhos relacionados às atividades experimentais.
Palavras-chave: Laboratório didático, Feira de ciências, Atividades experimentais.