A etnoornitologia é uma ciência que compreende ao estudo da forma de interação entre ser humano e aves, no que diz respeito ao seu conhecimento, utilização, classificação e convivência. Ainda são escassos os estudos que tratam do etnoconhecimento da avifauna junto às populações regionais, compreender o conhecimento local transposto através de várias gerações acerca do ambiente e sua influência sobre os comportamentos das sociedades é o ponto de partida para o sucesso de estratégias conservacionistas, inclusive em locais já altamente antropizados, como o município de Pombal-Paraíba, Nordeste do Brasil. Nesse contexto, o presente estudo objetivou a investigação do conhecimento local de alunos, de faixa etária 11 a 18 anos, do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas sobre a ornitofauna da região da Caatinga, acerca da diversidade e os impactos decorrentes. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de 40 questionários livres e semiestruturados, afim de verificar a percepção dos alunos sobre os animais em questão. Posteriormente, foi realizada uma palestra com a finalidade de transmitir mais informações abordando pontos sobre as curiosidades e mitos que giram entorno das aves, sua importância, seus habitats preferenciais, algumas das características morfológicas, ecológicas e reprodutivas. Como resultado, apresentado nesse trabalho evidenciam a importância do registro do conhecimento que populações humanas detêm a respeito da biodiversidade faunística das aves da Caatinga. Percebeu-se, que com a educação ambiental juntamente com o esclarecimento de dúvidas, contribuíram para mudança nas atitudes dos alunos em relação as espécies que estão relacionadas e interligadas a este ecossistema.