Neste trabalho procuramos analisar a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho e a Escola Monsenhor Emiliano de Cristo, ambas situadas na cidade de Guarabira-PB. Foram entrevistados professores que atuam no ensino fundamental, médio e o EJA (Educação para Jovens e Adultos). Estudos feitos anteriormente mostra a potencialidade que as TICs têm na educação, seja na educação de ensino médio até na formação inicial dos docentes. As tecnologias oferecem aos professores meios e recursos para facilitar a relação de ensino e aprendizagem entre os professores e os alunos, fazendo com que a aprendizagem ultrapasse a sala de aula entrando no espaço informal. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, sendo ele dividido em duas partes: a primeira era traçar um perfil profissional dos professores e a segunda parte foi para avaliar as praticas pedagógicas dos professores e qual a percepção dos professores a cerca da inserção das TICs. O objetivo do trabalho foi saber se os professores utilizam as TICs nas suas práticas pedagógicas e os motivos apontados por eles que dificultam o uso das tecnologias de informação e comunicação como também analisar a falta de despreparo dos docentes com a manipulação dessas máquinas. Foi constatado que os professores sabem da importância das tecnologias na educação, mas que eles precisam de uma formação que seja adequada para que eles possam dinamizar as suas aulas.