Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INDICADORES DO PROCESSO EM REGISTROS ESCRITOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17777
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INDICADORES DO PROCESSO EM REGISTROS ESCRITOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "O processo de Alfabetização Científica (AC) vem ganhando grandes destaques, pois permite que cada indivíduo disponha de informações para que possa dialogar e argumentar acerca de temas que ultrapassam o senso comum. Concomitantemente, pretende-se que o ensino de Ciências/Biologia assuma uma forma mais crítica, e embora se reconheça o papel dos demais componentes no processo de ensino-aprendizagem, cabe ao professor grande parte dessa responsabilidade. Assim, este trabalho tem como objetivo principal investigar a presença da AC em um curso de formação de professores de biologia, através da identificação de indicadores desse processo presentes nos discursos escritos de licenciados. Os sujeitos desta pesquisa são alunos matriculados no estágio supervisionado I e II e cursavam períodos finais do curso. Nossas coletas se deram por meio de um questionário com perguntas adaptadas do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM). Por meio dos dados obtidos obtivemos evidências da presença do processo de AC nos alunos em questão, bem como identificamos aspectos importantes de como diferentes alunos mobilizam algumas competências próprias das ciências e do fazer científico. Portanto, acreditamos que a formação de professores de ciências/biologia da educação básica para uma prática docente voltada a AC, também precisa ter uma formação sob essa perspectiva, e este trabalho nos permitiu inferir que o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está criando tais oportunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID1019_17052016120027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO "
    "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17777
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INDICADORES DO PROCESSO EM REGISTROS ESCRITOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "O processo de Alfabetização Científica (AC) vem ganhando grandes destaques, pois permite que cada indivíduo disponha de informações para que possa dialogar e argumentar acerca de temas que ultrapassam o senso comum. Concomitantemente, pretende-se que o ensino de Ciências/Biologia assuma uma forma mais crítica, e embora se reconheça o papel dos demais componentes no processo de ensino-aprendizagem, cabe ao professor grande parte dessa responsabilidade. Assim, este trabalho tem como objetivo principal investigar a presença da AC em um curso de formação de professores de biologia, através da identificação de indicadores desse processo presentes nos discursos escritos de licenciados. Os sujeitos desta pesquisa são alunos matriculados no estágio supervisionado I e II e cursavam períodos finais do curso. Nossas coletas se deram por meio de um questionário com perguntas adaptadas do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM). Por meio dos dados obtidos obtivemos evidências da presença do processo de AC nos alunos em questão, bem como identificamos aspectos importantes de como diferentes alunos mobilizam algumas competências próprias das ciências e do fazer científico. Portanto, acreditamos que a formação de professores de ciências/biologia da educação básica para uma prática docente voltada a AC, também precisa ter uma formação sob essa perspectiva, e este trabalho nos permitiu inferir que o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está criando tais oportunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID1019_17052016120027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO "
    "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O processo de Alfabetização Científica (AC) vem ganhando grandes destaques, pois permite que cada indivíduo disponha de informações para que possa dialogar e argumentar acerca de temas que ultrapassam o senso comum. Concomitantemente, pretende-se que o ensino de Ciências/Biologia assuma uma forma mais crítica, e embora se reconheça o papel dos demais componentes no processo de ensino-aprendizagem, cabe ao professor grande parte dessa responsabilidade. Assim, este trabalho tem como objetivo principal investigar a presença da AC em um curso de formação de professores de biologia, através da identificação de indicadores desse processo presentes nos discursos escritos de licenciados. Os sujeitos desta pesquisa são alunos matriculados no estágio supervisionado I e II e cursavam períodos finais do curso. Nossas coletas se deram por meio de um questionário com perguntas adaptadas do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM). Por meio dos dados obtidos obtivemos evidências da presença do processo de AC nos alunos em questão, bem como identificamos aspectos importantes de como diferentes alunos mobilizam algumas competências próprias das ciências e do fazer científico. Portanto, acreditamos que a formação de professores de ciências/biologia da educação básica para uma prática docente voltada a AC, também precisa ter uma formação sob essa perspectiva, e este trabalho nos permitiu inferir que o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está criando tais oportunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.