CIÊNCIAS INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE E UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17891 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 6 "inscrito_id" => 91 "titulo" => "CIÊNCIAS INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE E UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP" "resumo" => "As questões relacionadas às pessoas com deficiência aparecem na linha da história com duas extremidades distintas: a exclusão e a inclusão. Com o olhar voltado à inclusão, as discussões sobre a criação, a estrutura e o funcionamento de uma escola inclusiva vem ganhando força a cada ano, e para que a escola inclusiva aconteça muitos esforços são exigidos por parte da sociedade, do poder publico e da família. A estrutura da Educação Inclusiva no município de Caraguatatuba/SP mostra que são oferecidos os suportes necessários para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) possam ter o acesso ao conhecimento e principalmente para que possam ter melhores oportunidades e qualidade de vida. Hoje, as 1266 crianças com NEE tem o suporte de 58 profissionais especializados, distribuídos em 30 escolas com Sala de Recursos Multifuncionais, 6 veículos adaptados, 5 motoristas e 10 monitores treinados. Os profissionais da sala de recursos trabalham não só com os alunos, mas também com aos professores de sala para o desenvolvimento ou adequação das atividades realizadas em sala de aula. Ainda como apoio aos professores, a Secretaria Municipal de Educação oferece, de maneira periódica, capacitações com o intuito de preparar os professores para os desafios de uma Escola Inclusiva. No ano de 2015 os 20 professores da área de ciências e 25 professores do programa de empreendedorismo participaram de capacitações que tiveram o objetivo de esclarecer o que é a inclusão e como desenvolver uma atividade inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, LICENCIATURA, SALA DE RECURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID91_18032016154244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ALFREDO DE PAULA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ALFREDO" "autor_email" => "prof.luizdepaula@gmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17891 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 6 "inscrito_id" => 91 "titulo" => "CIÊNCIAS INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE E UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA-SP" "resumo" => "As questões relacionadas às pessoas com deficiência aparecem na linha da história com duas extremidades distintas: a exclusão e a inclusão. Com o olhar voltado à inclusão, as discussões sobre a criação, a estrutura e o funcionamento de uma escola inclusiva vem ganhando força a cada ano, e para que a escola inclusiva aconteça muitos esforços são exigidos por parte da sociedade, do poder publico e da família. A estrutura da Educação Inclusiva no município de Caraguatatuba/SP mostra que são oferecidos os suportes necessários para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) possam ter o acesso ao conhecimento e principalmente para que possam ter melhores oportunidades e qualidade de vida. Hoje, as 1266 crianças com NEE tem o suporte de 58 profissionais especializados, distribuídos em 30 escolas com Sala de Recursos Multifuncionais, 6 veículos adaptados, 5 motoristas e 10 monitores treinados. Os profissionais da sala de recursos trabalham não só com os alunos, mas também com aos professores de sala para o desenvolvimento ou adequação das atividades realizadas em sala de aula. Ainda como apoio aos professores, a Secretaria Municipal de Educação oferece, de maneira periódica, capacitações com o intuito de preparar os professores para os desafios de uma Escola Inclusiva. No ano de 2015 os 20 professores da área de ciências e 25 professores do programa de empreendedorismo participaram de capacitações que tiveram o objetivo de esclarecer o que é a inclusão e como desenvolver uma atividade inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, LICENCIATURA, SALA DE RECURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID91_18032016154244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ALFREDO DE PAULA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ALFREDO" "autor_email" => "prof.luizdepaula@gmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }