Pesquisas em Ensino de Ciências Naturais têm indicado a importância da utilização de livros paradidáticos no processo de ensino e aprendizagem como recurso complementar que contribui para o desenvolvimento do interesse na aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento, mediante uma leitura leve e prazerosa. E essa construção conta com a efetiva participação do professor dentro da sala de aula. A partir destes pressupostos esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do uso de livros paradidáticos na disciplina de Ciências Naturais do Ensino Fundamental da Escola Joventina Moreira de Oliveira. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, destinado a 20 alunos de 9º ano do ensino fundamental. Ao fazer uma abordagem do livro paradidático pode-se conferir que este funciona como um material de apoio ao trabalho docente, facilitando o aprendizado, pois se coloca de maneira atrativa e interessante, ajudando a formar sujeitos leitores, capazes de desenvolver um censo crítico, com voz ativa diante da sociedade. As análises das informações coletadas revelaram que o uso do livro paradidático permitiu o aluno aprender de forma dinâmica e divertida. É importante acrescentar que esse aprendizado não seria concretizado sem a adequada e indispensável mediação do professor.