Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DAS CIÊNCIAS, TEORIA DA ATIVIDADE Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18204
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV"
    "resumo" => "Esta pesquisa se debruça sobre o estudo em robótica educacional e o ensino das ciências propondo uma sequência de atividades que relaciona-se com a teoria histórico-cultural da atividade de Leontiev. O trabalho, premiado no evento “Mestres da Educação da Paraíba de 2015”, utilizou os kits que compõem o sistema de robótica educacional da Brink Mobil obtidos pela secretária de educação do estado em parceria com o MEC. O estudo teve metodologia de caráter qualitativo, utilizando atividades de construção de equipamentos robóticos com alunos do ensino médio em uma escola pública estadual situada em João Pessoa/PB. A partir dos pressupostos da teoria da atividade de Leontiev esses equipamentos puderam ser percebidos como ferramentas de mediação na interação de alunos com os demais colegas e com o meio, estimulando e direcionando os trabalhos realizados para os objetos de estudo propostos. Foi possível perceber neste trabalho a possibilidade de relacionar a robótica e a teoria histórico-cultural de Leontiev com o ensino das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DAS CIÊNCIAS, TEORIA DA ATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID107_17052016214238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE OLIMPIO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "OLIMPIO"
    "autor_email" => "olimpiodeoliveira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18204
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV"
    "resumo" => "Esta pesquisa se debruça sobre o estudo em robótica educacional e o ensino das ciências propondo uma sequência de atividades que relaciona-se com a teoria histórico-cultural da atividade de Leontiev. O trabalho, premiado no evento “Mestres da Educação da Paraíba de 2015”, utilizou os kits que compõem o sistema de robótica educacional da Brink Mobil obtidos pela secretária de educação do estado em parceria com o MEC. O estudo teve metodologia de caráter qualitativo, utilizando atividades de construção de equipamentos robóticos com alunos do ensino médio em uma escola pública estadual situada em João Pessoa/PB. A partir dos pressupostos da teoria da atividade de Leontiev esses equipamentos puderam ser percebidos como ferramentas de mediação na interação de alunos com os demais colegas e com o meio, estimulando e direcionando os trabalhos realizados para os objetos de estudo propostos. Foi possível perceber neste trabalho a possibilidade de relacionar a robótica e a teoria histórico-cultural de Leontiev com o ensino das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DAS CIÊNCIAS, TEORIA DA ATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID107_17052016214238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE OLIMPIO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "OLIMPIO"
    "autor_email" => "olimpiodeoliveira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Esta pesquisa se debruça sobre o estudo em robótica educacional e o ensino das ciências propondo uma sequência de atividades que relaciona-se com a teoria histórico-cultural da atividade de Leontiev. O trabalho, premiado no evento “Mestres da Educação da Paraíba de 2015”, utilizou os kits que compõem o sistema de robótica educacional da Brink Mobil obtidos pela secretária de educação do estado em parceria com o MEC. O estudo teve metodologia de caráter qualitativo, utilizando atividades de construção de equipamentos robóticos com alunos do ensino médio em uma escola pública estadual situada em João Pessoa/PB. A partir dos pressupostos da teoria da atividade de Leontiev esses equipamentos puderam ser percebidos como ferramentas de mediação na interação de alunos com os demais colegas e com o meio, estimulando e direcionando os trabalhos realizados para os objetos de estudo propostos. Foi possível perceber neste trabalho a possibilidade de relacionar a robótica e a teoria histórico-cultural de Leontiev com o ensino das ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.