SANTOS, Alexandro Dos. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17125>. Acesso em: 22/11/2024 18:31
O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de construção do corpo educado e disciplinado nas aulas de Educação Física dos estudantes no Instituto Pedagógico da cidade de Campina Grande – PB, no período compreendido entre 1920 a 1930, através da análise dos discursos cívicos, patrióticos e pedagógicos divulgados na época. A documentação consultada como fonte consta de jornais e revistas da época, a exemplo de: A União (1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), Revista do Ensino do Estado da Paraíba (1932-1937), e a Revista Evolução (1931-1932). Parte da documentação se encontra na biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Espaço Cultural de João Pessoa e Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Para melhor formular nossas análises partilhamos do aporte teórico-metodológico proposto pelo víeis de abordagem da Nova História Cultural, a partir das discussões propostas pelo filosofo francês Michel Foucault (2010) ao estudar a disciplina na sociedade moderna.