A globalização e o dinamismo do conhecimento trazido pelo uso da internet são ganhos de valor incalculável para a humanidade. Graças à rede mundial pode-se ter acesso ao conhecimento gerado em qualquer lugar do planeta de forma muito rápida. Indiscutivelmente os professores precisam estar preparados para lhe dar com essa mudança, onde os aparelhos celulares são uma das ferramentas que protagonizam tal acontecimento. Assim, o PIBID se torna um programa fundamental para a implantação deste estudo de forma pragmática. A presente pesquisa encontra-se em processo de desenvolvimento, caracterizando-se quanto à natureza como estudo bibliográfico e estudo de caso, e quanto aos fins como descritiva, tendo como amostra a turma do segundo ano A do ensino médio da Escola Estadual Professora Isaura Antônia de Lisboa em que o bolsista PIBID atua. Assim, buscando inserir o celular nas aulas como ferramenta didática, esse trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade desse recurso em aulas mediadas por bolsistas do PIBID no ensino de Biologia. Podemos perceber a escassez de dados com exemplos práticos do uso de celulares em sala de aula, e principalmente nas aulas de Biologia, pois se trata de uma área relativamente nova na educação e é marcada pela rápida transição de novidades tecnológicas dos aparelhos celulares.