Resumo: O meio ambiente vem passando por vários processos de destruição, dentre eles temos a poluição ambiental, degradação das florestas, queimadas, derretimento das geleiras, causando assim o desequilíbrio ambiental, escassez dos recursos naturais e a extinção de varias espécies. Diante dos questionamentos que a humanidade vem fazendo sobre essa problemática e de ações que vêm sendo efetivada para tentar amenizar tal situação, a educação ambiental foi inserida na escola, para alertar a sociedade sobre a degradação dos recursos naturais. Neste contexto, a “Educação ambiental” tem sido inserida nas series iniciais do ensino fundamental, através de um processo pedagógico lúdico e participativo para desenvolver uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Como as crianças estão em processo de aprendizado, o lúdico permite que elas possam assimilar expressar e expor suas ideias e colocar a criança em movimento, contribuindo para ter uma aprendizagem e desenvolvimento agradável, além de tornar o conteúdo uma forma prazerosa de se aprender. Este trabalho relata a experiência da prática de Educação Ambiental lúdica em uma escola pública no município de Solânea-PB, onde foram desenvolvidas as atividades em 04 etapas, durante o período de 26 a 27 de maio e 01, 02 e 03 de junho 2015. Esta forma adotada para trabalhar o tema mostrou ser altamente eficaz aos alunos e professores, possibilitando assim novos conhecimentos e um apelo à causa ambiental, além de uma reflexão e uma nova alternativa metodológica para os professores em se trabalhar o tema em sala.