A escola por ser um local privilegiado de formação de conhecimentos, habilidades, atitudes é um espaço de vida, prazer, interações, socializações e trocas de experiências. É diante dessas questões que a categoria de gênero precisa ser discutida no ambiente escolar para que todos que fazem a escola, em especial os docentes possam compreender as relações de gênero. Assim, tivemos como questão de pesquisa quais as concepções que os (as) professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba têm sobre a s relações de gênero e suas implicações no processo ensino e aprendizagem? Partindo desta questão norteadora elencamos como objetivos conhecer as concepções dos docentes sobre as relações de gênero e saber como essas relações podem interferir ou contribuir no processo ensino e aprendizagem. No tocante ao aporte teórico nos reportamos a Louro (2014),Carvalho (1999), Scott (1990), dentre outros. Utilizamos como coletas de dados entrevistas subsidiadas por um questionário com perguntas abertas e fechadas que teve como técnica de analise dos dados a análise de conteúdo de acordo com Bardin (2004). Portanto, este trabalho oportunizou aos docentes uma reflexão sobre suas práticas diante da categoria de gênero na escola. Assim, percebeu que as relações de gênero interfere no processo ensino de aprendizagem a partir do momento que não tenha um trabalho diferenciando diante das nuances próprias de cada gênero que compõe a sala de aula. Enfim, quando a escola perceber que cada ator social em especial seus discentes são dotados de uma diversidade nos seus comportamentos conseguiremos conduzir nossas práticas pedagógicas de uma que os entraves tangentes ao gênero não sejam entraves para o desenvolvimento de suas aprendizagens.