O presente trabalho apresenta elementos referente à formação inicial do/a pedagogo/a frente a educação das relações étnico-raciais, diante desse novo paradigma emergencial advindo do sistema capitalista, o qual cada vez mais tem exigido um novo perfil de profissional. O objetivo deste trabalho é investigar a construção da identidade do/a pedagogo/a, para a (re)educação das relações étnico-racial, frente a diversidade encontrada nos espaços escolares, que é o seu próprio ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus sede. As técnicas e instrumentos utilizados são pesquisa bibliográfica recente, entrevista com docentes do ensino superior. Os resultados já apontam para a publicação de vários trabalhos, cuja temática discorre sobre as questões étnico-racial, o qual sinaliza a preocupação por parte de profissionais sobre essa temática. Concluímos sobre a necessidade da ampliação de ofertas de cursos voltado para a formação do profissional na perspectiva da educação étnico-racial, a fim de que possa desmistifica as falsas ideologias que estão no ambiente escola, bem como fortalecer a identidade do profissional em educação, afim de que possa ter subsídios para o enfretamento da discriminação racial.