O estudo objetiva avaliar o desenvolvimento do pensamento criativo em estudantes do curso de Medicina da UFRR, tendo em vista as proposições da Filosofia, da Psicologia e da Didática soviética, que tem como base o materialismo histórico dialético. Parte-se do princípio de que a consciência humana se forma a partir da relação do indivíduo com o mundo, mediada por instrumentos e signos, mas também, e mais especificamente, pela atividade. Entende-se que através de uma ação, que em seu primeiro momento é material, o indivíduo avança em seu desenvolvimento cognitivo. Esta ação vai tomando contornos cada vez mais distintos de sua natureza material, e, através da linguagem, vai adquirindo um caráter internalizado, mental. Não se trata de uma ação comum, mas uma ação voltada a um objetivo, e que pressupõe um motivo, um sentido para o sujeito que a executa, cujas condições lhe permitem realizá-la. Entende-se que a atuação humana no mundo se dá por meio de resolução de problemas práticos no seu dia-a-dia, cujos procedimentos e conhecimentos, ao serem generalizados permitem ao indivíduo resolver uma série bem ampla de outros problemas. É nesse caminho que segue o presente trabalho. Partindo dessa perspectiva, acredita-se que, mediante a Aprendizagem Baseada em Problemas, concepção adotada pelo curso de Medicina da UFRR, seus estudantes desenvolvam uma capacidade de pensar criativamente e de resolver problemas de forma criativa, permitindo-lhes, não só desenvolver suas práticas médicas de forma mais abrangente, como contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos em suas áreas.