Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, TERCEIRA IDADE, REINSERÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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      Aldeci Luiz de Oliveira\r\n
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      Profa. Dra. PMCG\r\n
      E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n
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      Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n
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      Profa. Ms. UEPB\r\n
      E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n
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      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente artigo aborda a prática das políticas de informática no processo de ensino e aprendizagem e formas de participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola pública. Definimos como objetivos analisar como as políticas de informática na educação se estabelecem na prática educativa da escola pública e formas de participação nas organizações do trabalho e do currículo, bem como, desvelar o processo de construção de cidadania para e pelos idosos, por meio do projeto de letramento e inclusão digital para adultos e idosos. A inclusão digital é um processo de democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade. O referencial teve como autores: Pretto (2012,1996), Moran (2009), Kachar (2001), entre outros. Desenvolvemos a pesquisa sob a forma de estudo de caso e utilizamos questionários para a abordagem dos sujeitos da investigação. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico. O universo se deu no Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade - PIAT/PROEXT/UFCG e alunos de Licenciatura em Computação da UEPB. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em relação à possibilidade de adaptação – o que era novo à situação cotidiana. Precisamos desenvolver currículos em redes de aprendizagem, como forma de promover a inclusão digital e social da terceira idade, no sentido de resgatar a dignidade e a reinserção dos idosos na sociedade de maneira cidadã. \r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes Cirne Diniz Profa. Ms. UEPB E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br RESUMO O presente artigo aborda a prática das políticas de informática no processo de ensino e aprendizagem e formas de participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola pública. Definimos como objetivos analisar como as políticas de informática na educação se estabelecem na prática educativa da escola pública e formas de participação nas organizações do trabalho e do currículo, bem como, desvelar o processo de construção de cidadania para e pelos idosos, por meio do projeto de letramento e inclusão digital para adultos e idosos. A inclusão digital é um processo de democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade. O referencial teve como autores: Pretto (2012,1996), Moran (2009), Kachar (2001), entre outros. Desenvolvemos a pesquisa sob a forma de estudo de caso e utilizamos questionários para a abordagem dos sujeitos da investigação. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico. O universo se deu no Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade - PIAT/PROEXT/UFCG e alunos de Licenciatura em Computação da UEPB. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em relação à possibilidade de adaptação – o que era novo à situação cotidiana. Precisamos desenvolver currículos em redes de aprendizagem, como forma de promover a inclusão digital e social da terceira idade, no sentido de resgatar a dignidade e a reinserção dos idosos na sociedade de maneira cidadã. Palavras-chave: Tecnologia, Terceira Idade, Reinserção Social.

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