DA INCLUSÃO DIGITAL À REINSERÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADULTOS E IDOSOS
Aldeci Luiz de Oliveira
Profa. Dra. PMCG
E-mail: aldecioliveira@hotmail.com
Maria de Lourdes Cirne Diniz
Profa. Ms. UEPB
E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br
RESUMO
O presente artigo aborda a prática das políticas de informática no processo de ensino e aprendizagem e formas de participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola pública. Definimos como objetivos analisar como as políticas de informática na educação se estabelecem na prática educativa da escola pública e formas de participação nas organizações do trabalho e do currículo, bem como, desvelar o processo de construção de cidadania para e pelos idosos, por meio do projeto de letramento e inclusão digital para adultos e idosos. A inclusão digital é um processo de democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade. O referencial teve como autores: Pretto (2012,1996), Moran (2009), Kachar (2001), entre outros. Desenvolvemos a pesquisa sob a forma de estudo de caso e utilizamos questionários para a abordagem dos sujeitos da investigação. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico. O universo se deu no Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade - PIAT/PROEXT/UFCG e alunos de Licenciatura em Computação da UEPB. Atribuímos relevância ao estudo, cujo interesse estar em relação à possibilidade de adaptação – o que era novo à situação cotidiana. Precisamos desenvolver currículos em redes de aprendizagem, como forma de promover a inclusão digital e social da terceira idade, no sentido de resgatar a dignidade e a reinserção dos idosos na sociedade de maneira cidadã.
Palavras-chave: Tecnologia, Terceira Idade, Reinserção Social.