ALMEIDA, Emerson Nunes De. Uma inclusão possível: uma classe hospitalar. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17050>. Acesso em: 22/11/2024 22:48
Objetivo do trabalho é apresentar a alfabetização em um espaço hospitalar como prática libertadora para os alunos que encontram-se hospitalizados. Para a realização desse trabalho se faz necessário à realização de uma pesquisa bibliográfica que permitisse compreender as relações existentes entre a educação e o ambiente hospitalar. Uma vez que um estudo dessa natureza requer uma análise da totalidade dos elementos constitutivos desse cenário. A pesquisa foi realizada na clínica de hemodiálise (Natal-RN), como metodologia foi adotada a triangulação dos dados a partir dos seguintes instrumentos: um questionário; a intervenção pedagógica; a observação de campo durante oito meses de pesquisa; análise do prontuário dos pacientes partindo do diário de bordo da professora, conversas informais com os alunos. As análises revelam que os alunos concebem hospital como um ambiente doloroso onde sofrem procedimentos invasivos e o evento hospitalização é percebido como acarretador de rupturas com a sua vida cotidiana. Apesar da maioria não se sentir bem nesse contexto de transtornos e enfrentamentos, de modo geral, os participantes mostraram que o evento hospitalização não impede que novos saberes possam ser adquiridos e expõem seus desejos de realizar atividades escolares como uma forma de ajudar a enfrentar momentos dolorosos da sua vida.