Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO INTEGRAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15872
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1312
    "inscrito_id" => 7217
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de um estudo desenvolvido como Dissertação de Mestrado na Universidad Americana-Paraguay. Nesse texto, analisam-se as Representações Sociais dos estudantes do Ensino Médio em duas escolas públicas que desenvolvem a proposta pedagógica da Educação em Tempo Integral/Educação Integral ofertada na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O percurso metodológico delineado na pesquisa pautou-se no desenho metodológico de enfoque misto, tipo de investigação que utiliza dados quantitativos e qualitativos. O contexto dessa pesquisa ocorreu em duas escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, uma localizada na cidade do Recife, e a outra na cidade de Surubim, interior do estado. O objetivo principal consiste em identificar as ideias que permeiam a compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre este modelo de educação, desenvolvida pela Rede Estadual de Ensino. O referencial teórico que norteou a presente investigação foram as Teorias das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, e a “Educação Interdimensional”, na ótica do professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Os sujeitos da pesquisa foram 40 (quarenta) estudantes dos 03 (três) anos do Ensino Médio. Para coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista, que continha perguntas abertas. O corpus de análise teve como base a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC de Ana Maria Lefevre e Fernando Lefevre que se constitui em um recurso metodológico que permite a realização de pesquisas de resgates das opiniões coletivas utilizadas nas investigações com Representações Sociais. Os resultados obtidos convergem para um modelo de educação que desenvolve uma proposta pedagógica diferenciada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO INTEGRAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7217_04092015111357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINO HENRIQUE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE"
    "autor_email" => "professor.mestrehenrique@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15872
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1312
    "inscrito_id" => 7217
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de um estudo desenvolvido como Dissertação de Mestrado na Universidad Americana-Paraguay. Nesse texto, analisam-se as Representações Sociais dos estudantes do Ensino Médio em duas escolas públicas que desenvolvem a proposta pedagógica da Educação em Tempo Integral/Educação Integral ofertada na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O percurso metodológico delineado na pesquisa pautou-se no desenho metodológico de enfoque misto, tipo de investigação que utiliza dados quantitativos e qualitativos. O contexto dessa pesquisa ocorreu em duas escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, uma localizada na cidade do Recife, e a outra na cidade de Surubim, interior do estado. O objetivo principal consiste em identificar as ideias que permeiam a compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre este modelo de educação, desenvolvida pela Rede Estadual de Ensino. O referencial teórico que norteou a presente investigação foram as Teorias das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, e a “Educação Interdimensional”, na ótica do professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Os sujeitos da pesquisa foram 40 (quarenta) estudantes dos 03 (três) anos do Ensino Médio. Para coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista, que continha perguntas abertas. O corpus de análise teve como base a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC de Ana Maria Lefevre e Fernando Lefevre que se constitui em um recurso metodológico que permite a realização de pesquisas de resgates das opiniões coletivas utilizadas nas investigações com Representações Sociais. Os resultados obtidos convergem para um modelo de educação que desenvolve uma proposta pedagógica diferenciada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO INTEGRAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7217_04092015111357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINO HENRIQUE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE"
    "autor_email" => "professor.mestrehenrique@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de um estudo desenvolvido como Dissertação de Mestrado na Universidad Americana-Paraguay. Nesse texto, analisam-se as Representações Sociais dos estudantes do Ensino Médio em duas escolas públicas que desenvolvem a proposta pedagógica da Educação em Tempo Integral/Educação Integral ofertada na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O percurso metodológico delineado na pesquisa pautou-se no desenho metodológico de enfoque misto, tipo de investigação que utiliza dados quantitativos e qualitativos. O contexto dessa pesquisa ocorreu em duas escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, uma localizada na cidade do Recife, e a outra na cidade de Surubim, interior do estado. O objetivo principal consiste em identificar as ideias que permeiam a compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre este modelo de educação, desenvolvida pela Rede Estadual de Ensino. O referencial teórico que norteou a presente investigação foram as Teorias das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, e a “Educação Interdimensional”, na ótica do professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Os sujeitos da pesquisa foram 40 (quarenta) estudantes dos 03 (três) anos do Ensino Médio. Para coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista, que continha perguntas abertas. O corpus de análise teve como base a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC de Ana Maria Lefevre e Fernando Lefevre que se constitui em um recurso metodológico que permite a realização de pesquisas de resgates das opiniões coletivas utilizadas nas investigações com Representações Sociais. Os resultados obtidos convergem para um modelo de educação que desenvolve uma proposta pedagógica diferenciada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.