Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIATIVIDADE, LUDICIDADE E LITERATURA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA SD "AS VÁRIAS FACES DO AMOR"

Palavra-chaves: LITERATURA, LUDICIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15697
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2158
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "CRIATIVIDADE, LUDICIDADE E LITERATURA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA SD "AS VÁRIAS FACES DO AMOR""
    "resumo" => "A literatura é um elemento considerado fundamental para a compreensão de quem somos, assim como essencial para a aquisição do conhecimento, afinação das emoções, ela que penetra no íntimo da vida tornando-nos mais humanos. A partir da busca de uma experiência estética e afetiva nas aulas de literatura, este artigo baseia-se na experiência adquirida na aplicação da sequência didática: “As várias faces do amor”, oriunda do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executada pelo projeto CLIC (Cultura, literatura e criatividade: do erudito ao popular). Objetivamos, através desse trabalho, refletir e discutir a experiência da elaboração e aplicação desta SD pautada na relação existente entre literatura e o tema amor, a importância de um trabalho lúdico e criativo na sala de aula, a riqueza existente na abordagem dicotômica nas temáticas de cada encontro, e como todos esses elementos foram cruciais para a formação de sujeitos mais humanos, ativos e reflexivos em relação as suas vidas e experiências passadas. Primeiramente, para alcançar os objetivos apresentados, selecionamos como corpus algumas aulas da SD. Em segundo lugar, para as reflexões teóricas, partimos de uma pesquisa bibliográfica, utilizando embasamento nos documentos oficiais e em outros teóricos como Maria (2008), Machado (2005), Ribeiro (2011) e entre outros. Diante das discussões realizadas, consideramos que é possível para o professor de Língua Portuguesa realizar um trabalho mais dinâmico, criativo e lúdico, que aproxime os discentes ao universo literário utilizando os instrumentos certos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LUDICIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID536_08092015201108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALISA BARBOZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA"
    "autor_email" => "monalisa.barboza@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15697
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2158
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "CRIATIVIDADE, LUDICIDADE E LITERATURA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA SD "AS VÁRIAS FACES DO AMOR""
    "resumo" => "A literatura é um elemento considerado fundamental para a compreensão de quem somos, assim como essencial para a aquisição do conhecimento, afinação das emoções, ela que penetra no íntimo da vida tornando-nos mais humanos. A partir da busca de uma experiência estética e afetiva nas aulas de literatura, este artigo baseia-se na experiência adquirida na aplicação da sequência didática: “As várias faces do amor”, oriunda do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executada pelo projeto CLIC (Cultura, literatura e criatividade: do erudito ao popular). Objetivamos, através desse trabalho, refletir e discutir a experiência da elaboração e aplicação desta SD pautada na relação existente entre literatura e o tema amor, a importância de um trabalho lúdico e criativo na sala de aula, a riqueza existente na abordagem dicotômica nas temáticas de cada encontro, e como todos esses elementos foram cruciais para a formação de sujeitos mais humanos, ativos e reflexivos em relação as suas vidas e experiências passadas. Primeiramente, para alcançar os objetivos apresentados, selecionamos como corpus algumas aulas da SD. Em segundo lugar, para as reflexões teóricas, partimos de uma pesquisa bibliográfica, utilizando embasamento nos documentos oficiais e em outros teóricos como Maria (2008), Machado (2005), Ribeiro (2011) e entre outros. Diante das discussões realizadas, consideramos que é possível para o professor de Língua Portuguesa realizar um trabalho mais dinâmico, criativo e lúdico, que aproxime os discentes ao universo literário utilizando os instrumentos certos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LUDICIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID536_08092015201108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALISA BARBOZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA"
    "autor_email" => "monalisa.barboza@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A literatura é um elemento considerado fundamental para a compreensão de quem somos, assim como essencial para a aquisição do conhecimento, afinação das emoções, ela que penetra no íntimo da vida tornando-nos mais humanos. A partir da busca de uma experiência estética e afetiva nas aulas de literatura, este artigo baseia-se na experiência adquirida na aplicação da sequência didática: “As várias faces do amor”, oriunda do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executada pelo projeto CLIC (Cultura, literatura e criatividade: do erudito ao popular). Objetivamos, através desse trabalho, refletir e discutir a experiência da elaboração e aplicação desta SD pautada na relação existente entre literatura e o tema amor, a importância de um trabalho lúdico e criativo na sala de aula, a riqueza existente na abordagem dicotômica nas temáticas de cada encontro, e como todos esses elementos foram cruciais para a formação de sujeitos mais humanos, ativos e reflexivos em relação as suas vidas e experiências passadas. Primeiramente, para alcançar os objetivos apresentados, selecionamos como corpus algumas aulas da SD. Em segundo lugar, para as reflexões teóricas, partimos de uma pesquisa bibliográfica, utilizando embasamento nos documentos oficiais e em outros teóricos como Maria (2008), Machado (2005), Ribeiro (2011) e entre outros. Diante das discussões realizadas, consideramos que é possível para o professor de Língua Portuguesa realizar um trabalho mais dinâmico, criativo e lúdico, que aproxime os discentes ao universo literário utilizando os instrumentos certos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.