RESUMO: Dentro da perspectiva onde a escola é uma instituição social inserida em uma sociedade capitalista, que nela refletem as interações exercidas por a mesma, acredita-se que o papel fundamental da escola nesse processo é contribuir para a formação de cidadãos críticos e de efetivar a implementação de eficazes estratégias no âmbito do ensino e da aprendizagem, orientando da melhor forma os educadores envolvidos nesta construção. Percebendo a conquista da criação de cursos superiores de licenciatura específicas para a formação de professores indígenas, o presente trabalho trata-se de um relato de caso, realizado na tribo TRUKA, localizada na cidade de CABROBÓ-PE, que objetiva analisar como a Política de Educação indígena vem sendo executada. Percebeu-se que a educação indígena na tribo Truká está em processo de construção, e que, existe a necessidade que as políticas públicas respeitem os processos próprios de aprendizagem indígena previsto na legislação, pois os mesmos ainda enfrentam dificuldades para serem elaboradas, principalmente no principio de interculturalidade que está prevista na normativa do art. 210, porém uma grande conquista do povo indígena é que todos os professores são da aldeia, desse modo o ensino de suas línguas maternas é lhes garantidos de maneira a proporcionar a reafirmação de suas identidades étnicas. A educação vem sofrendo muitas modificações, sendo assim, faz-se necessário a implementação de politicas públicas educacionais a fim de promover uma restruturação escolar, no sentido de criar leis, que permitam a autonomia da mesma.