Esse artigo vislumbra apresentar uma experiência desenvolvida com uma turma do Pré I de uma escola municipal de Campina Grande-PB, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura do literário na educação infantil, a partir da contação de história realizada com o conto clássico “Dona Baratinha” recontada pela escritora Ana Maria Machado, procurando perceber como ocorre o processo formativo do leitor e como o/a professor/a pode ser um/a mediador/a e oportunizar o contato significativo de leitura da literatura com crianças na Educação Infantil. Nossa proposta surge de vivências significativas de leitura do literário em sala de aula, e envolvimento das crianças em atividades permanentes de leitura, constatando-se a necessidade do/a professor/a oportunizar momentos organizados de leitura, nos quais a criança tenha espaço para se expressar e participar da história como parte integrante da mesma, ampliando seu universo imagético, uma vez que, o leitor infantil a partir do contato com a literatura tem o poder de experimentar a arte recriando-a a partir de suas características e experiências próprias, o que lhe possibilita a ampliação do viver, o enriquecimento e a reestruturação de suas experiências.Os resultados obtidos com a execução dessa experiência nos revelou a constatação de que a formação de leitores do literário deve ser uma ação vivenciada com alunos/as desde sua tenra idade,e as crianças em contato com momentos de leitura da literatura infantil, tem condições de iniciar seu processo de desenvolvimento do gosto pela leitura e assim desenvolver estratégias para sua formação de leitor.