RODRIGUES, José Albos. O professor ideal a partir do professor real. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16527>. Acesso em: 05/11/2024 14:14
Resumo: Nos últimos anos temos presenciado uma forte ênfase nas políticas educacionais e propostas curriculares por um ensino mais significativo e emancipador, que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais, atuando de forma ativa e participativa. nas demandas da sociedade. Destacam-se neste cenário educacional, os documentos prescritivos legais voltados para o ensino escolar, responsáveis por nortear a prática pedagógica do professor em sala de aula. Este visa traçar um ideal de professor que nem sempre se faz presente nas instituições de ensino. Frente a esta assertiva, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre uma nova abordagem de ensino, destacando a relevância da avaliação contínua na prática de ensino, a metodologia do professor e o uso de instrumentos tecnológicos que auxiliem o agir docente em exercício. Como procedimentos metodológicos, foi desenvolvido um estudo teórico de documentos legais que discorrem sobre a avaliação contínua, metodologia de ensino e instrumentos tecnológicos no processo de ensino e um estudo de campo refletindo sobre a experiência de um professor acadêmico da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG., descrições de um professor real Os resultados apontam para a necessidade de uma metodologia eficaz e diferenciada, a adoção de instrumentos tecnológicos no processo de ensino, e uma avaliação contínua realizada pelo professor e aluno, ancorando os processos de planejamento e sistematização das atividades e possibilitando uma aprendizagem significativa e dinâmica para o educando.