A forma que o professor conduz a sua aula interfere na construção dos conhecimentos dos alunos, por isso os educadores devem ser criteriosos ao planejar ações e atividades que iram desenvolver na sua disciplina. Isto garante que seja alcançado os objetivos que foram propostos para a prática educativa. A partir de um primeiro diagnóstico da realidade do ensino da dança no Colégio Estadual Machado de Assis- CEMA, decorrente de uma pesquisa em andamento e vinculada ao Programa Institucional de Iniciação à Docência - (PIBID), identificou-se que o trabalho em dança desenvolvido neste colégio não alcança a perspectiva desta como forma de conhecimento. Predominam-se, no projeto de dança realizado, somente ensaios coreográficos destinados a atender os eventos festivos da escola e do município de Aparecida de Goiânia reduzindo a dança ao caráter de mero enfeite e divertimento para estas ações. E todos os envolvidos diretamente no projeto de dança do CEMA, como alunos e a professora, bem como os envolvidos indiretamente, como a direção e o corpo de professores, partilham desta concepção. Todo este quadro foi investigado buscando os seus porquês para a compreensão de tal contexto e também para a construção de proposições de ações de intervenção sobre tal realidade. Assim, os alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Aparecida de Goiânia elaboraram um documento com ações de intervenções com a finalidade de despertar dentro do colégio o ensino da dança como uma linguagem que promove o conhecimento por meio do fazer artístico. Com isso, estes pretendem colocar em prática propostas colaborativas e ações planejadas que condizem com as necessidades e expectativas da dança na escola, permitindo experiências metodológicas que instiguem e questionem o papel do professor, confrontando com a realidade e a complexidade do contexto do ensino da dança no CEMA. Ou seja, serão lançadas propostas que favoreçam as competências fundamentais da dança para desenvolver a criatividade, a habilidade do movimento e a para que o aluno reconheça a dança como arte e assim a aprecie, pelo o viés de um professor orientador que aborde práticas educativas condizentes com seu papel, contribuindo para a formação dos seus alunos e promovendo o conhecimento. A metodologia utilizada para este estudo foram pesquisas teóricas e de campo que subsidiaram a construção deste documento bem como respaldarão a sua aplicabilidade no segundo semestre do presente ano.