Este trabalho tem o objetivo de analisar os efeitos de sentidos causados pelo uso dos tempos verbais pretérito perfeito e pretérito imperfeito do modo indicativo em textos do gênero textual memórias literárias. O interesse por essa temática surgiu da necessidade de dar início ao estudo desse gênero na sala de aula, partindo da observação das marcas do passado com o uso dos verbos nos textos de memórias. A pesquisa está fundamentada em teóricos como Marcuschi (2002, 2008) e Geraldi (1996, 2002), autores que estão relacionados ao estudo de gêneros textuais. O nosso corpus de análise é composto de cinco textos elaborados pelos alunos de uma turma de 8º Ano de uma escola pública localizada no município de Alagoa Nova, no estado da Paraíba. Nesses textos, os alunos foram solicitados a escrever sobre suas sensações durante a leitura de um texto de memórias com verbos nos tempos presente e pretérito imperfeito do indicativo. No material que coletamos, percebemos que os alunos têm pouco contato com o gênero textual memórias literárias e, consequentemente, com a estrutura e com as características desse gênero. A partir daí, procuramos levar para a sala de aula textos de memórias de vários autores para que os alunos pudessem ter mais contato com memórias e percebessem a importância do estudo desse gênero textual; ao mesmo tempo, elaboramos atividades para permitir o conhecimento das características e a produção de textos de memórias literárias. Com este trabalho, pretendemos contribuir para a reflexão acerca da importância do ensino dos textos literários na sala de aula.