Na sociedade contemporânea, a escola precisa abordar os conteúdos vivenciados pelos professores e pelos alunos no dia-a-dia. Um dos temas pouco explorados no âmbito escolar é a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e suas estratégias de prevenção. A escola se caracteriza como um lugar de socialização, “sendo frequentemente, no Brasil, o único espaço em que a criança pode receber e trocar informações”. Discutir a temática da AIDS na sala de aula é um desafio para o professor, desafio este que deve ser encarado coletivamente em busca de informações, da promoção de debates democráticos, de mudança de comportamentos e de práticas adequadas para diminuir o risco do contágio da doença, além de proporcionar opções e criar condições para que as informações possam ser utilizadas individualmente pelos alunos sempre que necessário. Nessa direção, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre o tema da AIDS a partir de uma sequência didática com o gênero textual carta aberta desenvolvida nas aulas de língua portuguesa no ensino médio. A concepção teórico-metodológica utilizada encontra respaldo nos estudos de Bezerra (2007), Schneuwly e Dolz (2004), PCN (1998), Pinto (1996), entre outros.