NASCIMENTO, Denise De Queiroga et al.. Século xxi: o desafio para ensinar. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16941>. Acesso em: 22/11/2024 21:41
Lecionar hoje se tornou desafiante para os professores atuantes e aqueles que pensam em seguir essa carreira profissionalmente. Os dias atuais pedem mudanças na forma de viver do homem e dessa forma acabam refletindo no modo de ensinar/formar crianças e adolescentes. A formação dos professores é um tema bastante discursivo quanto se tratam de sistemas educativos, além do mais quando atribui essa formação para resolver diversos problemas educacionais É impossível desassociar qualidade de ensino com formação de professores, pois ambos se interligam. Com o crescimento da investigação sobre a profissão docente nas universidades e instituições de pesquisa no Brasil, um grande debate vem sendo fundamentado para analisar os cursos de licenciatura e investigar o exercício da profissão no país. Vale ressaltar que os cursos de graduação em licenciatura permanecem sem alterações significativas no seu modelo desde a década de 1930. O objetivo desse trabalho é analisar como o curso de licenciatura, em específico o de Ciências Biológicas, está formando os seus professores. A análise desse trabalho foi realizada a partir da investigação de duas grades curriculares do curso de licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O critério de escolha foi feito baseado na avaliação do Mistério da Educação (MEC). Observamos algumas diferenças entre elas. Por isso é preciso rever os cursos de preparação de licenciatura em Ciências Biológicas das instituições superiores do país e reformulado para que se adaptem as exigências do mundo globalizado.