Neste estudo pretende-se refletir acerca da adoção de práticas educativas no cotidiano dos profissionais de saúde nos serviços na rede de atenção psicossocial. Trata-se de umestudo teórico de natureza exploratória e reflexiva, baseado na literatura e na percepção das autoras. A investigação bibliográfica ocorreu entre os meses de julho a agosto de 2015 na biblioteca virtual de saúde e no portal periódico capes. Os textos selecionados receberam leitura crítica conforme adoção dos critérios inclusivos: apresentarem como objeto de estudo práticas educativas realizadas no cotidiano dos profissionais de saúde e exclusivos: trabalhos repetidos. Para subsidiar a discussão, adotou-se a literatura relacionada à educação e saúde, saúde mental, oficinas terapêuticas.Nesta direção, a estruturação dos resultados se compõe em duas categorias, a saber: Compreendendo o entrelaço dos saberes (Educação e Saúde): uma abordagem necessária; As Práticas educativas nas ações terapêuticas: algumas perspectivas. Compreender a saúde na educação e/ou a educação na saúde é uma tarefa necessária e que ainda têm um amplo caminho para construção de um novo modelo de educar e cuidar dos profissionais. Foi na saúde mental, que visualizamos estratégias adotadas para romper paradigmas medicalizados e considerando os valores e sensibilidades dos sujeitos, familiares e comunidades vêm agindo por meio de oficinas terapêuticas, rompendo paradigmas e usando recursos transdisciplinares que contribuem com a vida dos indivíduos, melhorando suas condições de saúde.