Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VERBO ACHAR: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA

Palavra-chaves: ENUNCIAÇÃO, VERBO ACHAR, MODALIDADE LINGUÍSTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo descrever os valores modais expressos pelo uso do verbo achar em textos opinativos orais, sob uma perspectiva semântico-enunciativa buscando, assim, evidenciar que suas particularidades são fruto de um conjunto de operações que o sujeito realiza na constituição de seus enunciados a fim de construir significações. Para tanto, foram analisados segmentos de falas retiradas do Banco de Dados do Português Falado por Teresinenses- PORFATER que reúne amostra de falas em situações efetivas de uso, de falantes do Ensino Fundamental e Médio, das redes particulares e públicas de ensino da cidade de Teresina-PI. Desse modo, para discutir as inter-relações de modalidades presente nos enunciados dos textos, buscou-se apoio teórico em Campos (1997); Bessa Neves (2012); Cervoni (1989), além de alguns aspectos teóricos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Culioli que considerada a enunciação como sendo um processo de constituição de um enunciado, cujo foco está na maneira como o enunciado se constitui e não como um ato de linguagem individual, ou seja, é o resultado de uma sequência de operações em que se produz e se reconhece os enunciados cujo valor referencial não é dado e sim construído à medida que resultam de um processo de construção de significação em que se consideram essas operações. Nessa perspectiva, a análise do corpus demonstrou que o uso do verbo achar, dependendo do propósito do sujeito enunciador, apresenta diferentes tipos de modalidades, a exemplo do epistêmico e apreciativo. Além disso, verificou-se, com base no estudo desse item lexical, que há uma relativa falha em se categorizar, conceituar um determinado elemento linguístico, sobretudo, tratando-o como um elemento estanque e homogêneo, pois conforme observado seus valores são construídos e não dado.

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