DIGESTÃO DA ALBUMINA DO OVO PELA PEPSINA COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15764 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 906 "inscrito_id" => 5594 "titulo" => "DIGESTÃO DA ALBUMINA DO OVO PELA PEPSINA COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Atualmente a educação se encontra estagnada, principalmente quando falamos de uma ciência como a química do ensino médio. Essa estagnação é decorrente de um ensino tradicional, sem contextualização e problematização, que são ferramentas indispensáveis para o ensino e aprendizagem do educando. Principalmente se tratando de uma ciência tão complexa como a química, que apresenta muitas fórmulas, conceitos e necessitam de atividades experimentais, para proporcionar uma melhor compreensão e entendimento do conteúdo. A pesquisa foi realizada no Laboratório de química, com 21 educandos da Escola Estadual Dr. Alfredo Pessoa de Lima, e com 17 discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A contextualização e problematização são ferramentas indispensáveis para uma aprendizagem significativa e duradoura, pois facilita a aprendizagem dos educandos. Ficou evidente que a metodologia aplicada é eficiente no ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que a media aritmética de ambas as escolas progrediram significativamente. Nesse contexto podemos afirmar que com essa didática o ensino de química se torna muito mais prazeroso e proveitoso. Dessa forma a combinação da aula experimental com a aula teórica demostra ser um mecanismo indispensável no ensino de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, PROTEÍNAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5594_18082015155341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO" "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15764 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 906 "inscrito_id" => 5594 "titulo" => "DIGESTÃO DA ALBUMINA DO OVO PELA PEPSINA COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Atualmente a educação se encontra estagnada, principalmente quando falamos de uma ciência como a química do ensino médio. Essa estagnação é decorrente de um ensino tradicional, sem contextualização e problematização, que são ferramentas indispensáveis para o ensino e aprendizagem do educando. Principalmente se tratando de uma ciência tão complexa como a química, que apresenta muitas fórmulas, conceitos e necessitam de atividades experimentais, para proporcionar uma melhor compreensão e entendimento do conteúdo. A pesquisa foi realizada no Laboratório de química, com 21 educandos da Escola Estadual Dr. Alfredo Pessoa de Lima, e com 17 discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A contextualização e problematização são ferramentas indispensáveis para uma aprendizagem significativa e duradoura, pois facilita a aprendizagem dos educandos. Ficou evidente que a metodologia aplicada é eficiente no ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que a media aritmética de ambas as escolas progrediram significativamente. Nesse contexto podemos afirmar que com essa didática o ensino de química se torna muito mais prazeroso e proveitoso. Dessa forma a combinação da aula experimental com a aula teórica demostra ser um mecanismo indispensável no ensino de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, PROTEÍNAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5594_18082015155341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIVALDO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCIVALDO" "autor_email" => "francivaldosousa93@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }