SANTOS, Maria Eridan Da Silva et al.. Saberes docentes e o bibliotecário escolar. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16934>. Acesso em: 05/11/2024 14:57
RESUMO: O presente trabalho versa sobre o bibliotecário escolar e sua formação docente, considerando que o mesmo tem um papel importantíssimo no processo ensino aprendizagem enquanto mediador de leitura. Tem como objetivo discutir os saberes necessários para a prática de mobilizar atividades e projetos de leitura na biblioteca enquanto recurso para favorecer a formação leitora. Para tanto, faz-se necessário que este tenha um perfil reflexivo, crítico, criativo e demonstre sensibilidade à sua condição de ser inacabado e em constante formação. A pesquisa em foco se configura como de caráter bibliográfico, e está voltada para a discussão dos saberes docentes do professor bibliotecário à luz de um referencial teórico acerca do tema. Em termos de conclusão, pode-se considerar que mediar a leitura entre o texto e o leitor, de modo que desperte o gosto e o prazer de ler requer dinamicidade, disposição, e principalmente um bibliotecário com formação docente de qualidade e um leitor apaixonado.