EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SENSIBILIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDVALDO DO Ó.
RESUMO: Este trabalho apresenta as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no projeto “Educação socioambiental, conscientização e sustentabilidade na E.E.E.F. Edvaldo do Ó”, localizada na cidade de Campina Grande/Paraíba. Estas atividades foram fundamentadas nas contribuições teórico-metodológicas dos autores que discutem a Educação ambiental, a sustentabilidade e a prática educativa de forma ampla e reflexiva, a exemplo de Sauvé (2005) e Boff (2013) ao relacionarem concepções de sustentabilidade com as diferentes demandas socioambientais na contemporaneidade, além dos autores que abordam a formação inicial e continuada dos professores, a exemplo de Paulo Freire (2011) e Candau (2002). Metodologicamente, a pesquisa envolveu as etapas de leitura e discussão das literaturas mencionadas, utilizando a abordagem qualitativa e a observação participante, seguida da execução das atividades didático-pedagógicas. Os resultados indicam que a interelação entre teoria e prática no trabalho pedagógico escolar contribuiu para o fortalecimento da formação inicial e continuada dos sujeitos participantes do projeto e para a sensibilização dos alunos quanto à problemática ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental; Sensibilização, Sustentabilidade.