Dentre as novas metodologias e estratégias de ensino para facilitar a aprendizagem dos conteúdos de Química, os jogos didáticos vem se destacando por contribuir de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos, promovendo a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor e ajudando a estes aprender mais facilmente o conteúdo abordado. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação comparativa da aprendizagem dos discentes após o uso do jogo didático “Tabuleiro Atômico” como um recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Areia – PB, o público alvo foram quarenta alunos de duas turmas de primeiro ano do ensino médio, sendo dezesseis alunos da turma A e vinte e quatro da turma B. O processo de realização deste trabalho foi elaborado em quatro etapas; na primeira as bolsistas do PIBID elaboraram o jogo intitulado Tabuleiro Atômico, cujo embasamento teórico baseou-se no conteúdo Evolução dos Modelos Atômicos. Na segunda etapa as bolsistas do PIBID supervisionadas pelo professor da disciplina ministraram nas duas turmas de forma tradicional uma aula de revisão sobre os modelos atômicos; a etapa seguinte foi realizada apenas na turma A e constitui-se inicialmente da apresentação das regras e estratégias do jogo; em seguida os alunos foram divididos em equipes e deu-se inicio a realização do mesmo. Na última etapa foi aplicado nas duas turmas um questionário composto por seis questões sendo duas questões objetivas e quatro questões subjetivas. Após a coleta de dados, os mesmos foram categorizados e analisados por meio de gráficos. Com base na utilização do jogo tabuleiro atômico, como um recurso didático no conteúdo de modelos atômicos, observou-se na turma A o interesse dos alunos pelo conteúdo trabalhado, a socialização entre os grupos e a participação dos mesmos, tornando mais expressiva à aprendizagem destes. Isto pode ser comprovado pelos resultados obtidos onde os discentes que participaram da intervenção obtiveram um melhor desempenho, em comparação aos alunos da turma B que só tiveram a aula de revisão. Estes resultados mostram que os jogos didáticos funcionam significativamente como um recurso didático capaz de melhorar o ensino-aprendizagem e como um suporte para os professores como uma forma de motivar seus alunos.