Este artigo tem como finalidade relatar a experiência de trabalho relacionado com o tema transversal de Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) em um curso de formação continuada de professores dos ciclos I e II do Ensino fundamental de Campina Grande- PB, dentro das ações do Projeto de Extensão “O cinema na sala de aula: assessoria e capacitação para o uso didático- pedagógico de filmes nas escolas públicas do ensino fundamental de Campina Grande-PB” (PROEX-UEPB). Organizamos uma oficina pedagógica com o tema de orientação sexual a partir do filme “Valente” (2012, dir. Mark Andrews e Brenda Chapman) com intuito de analisarmos os estereótipos envolvendo a co-educação dos sexos, as boas maneiras da sociedade de corte vinculadas ao masculino e ao feminino, a confusão entre práticas sexuais e orientação sexual, focalizando também a afetividade, o despertar romântico, como se aproximar do outro, como conviver um com o outro, a aceitação do outro. Então, neste tema transversal, esteve posto com o objetivo de discutir representações de gênero e sexualidade a partir do filme “Valente” investigando o afeto às interações amorosas.