Resumo
O presente artigo é fruto de um trabalho de campo da Disciplina Educação e Saberes Tradicionais do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Território Semiárido - PPGESA, Campus Juazeiro – UNEB, realizado no Terreiro de Candomblé do Pai Jorge em Petrolina – PE. O objeto de análise proposto traz por foco os processos educativos desenvolvidos durante a preparação e a realização da Festa de Oxossi. Neste prisma assumiu-se por objetivo do estudo identificar as contribuições educativas para as novas gerações, provenientes da vivência dos saberes tradicionais. Em preparação para este trabalho fomos instigados à reflexão sobre decolonialidade, pluriversalidade, complexidade e sobre o conceito de bem viver. Ancorando-se na abordagem qualitativa com ênfase na fenomenologia, buscou-se através de observação, registro fotográfico e diário de bordo elencar os elementos que fazem parte dos processos educativos, analisando a importância de tais elementos na formação humana de crianças e adolescentes. Evidenciou-se que os saberes tradicionais presentes na preparação e realização do ritual de Oxossi, remetem para uma cosmovisão singular, oposta à visão ocidental moderna que externaliza o homem da natureza. Neste sentido, a educação de crianças e adolescentes em terreiro de candomblé tem por finalidade a prática do bem viver e a compreensão de si como parte integrante de um todo.