O presente trabalho faz uma reflexão sobre a filosofia da linguagem na escola pública no sentido de mostrar que a teoria baktiniana vai além da Retórica e do Verbo. A principal motivação para o desenvolvimento deste trabalho foi contribuir para a prática pedagógica metodológica do ensino de Língua Portuguesa, levando em consideração a teoria dialógica de cunho bakhtiniano nos estudos e análises da comunicação e da produção oral e escrita de alunos do Ensino Médio. Por sua vez, a teoria de Bakhtin é uma reflexão ideológica que faz sentido na vida dos estudantes que frequentam as escolas públicas. A metodologia dialógica bakhtiniana fixa a aprendizagem numa concepção discursiva e, além do mais, instaura a alteridade e a intersubjetividade, portanto, destaca-se a natureza social da enunciação do sujeito sob uma ideologia. Essa teoria vai além da retórica e do verbo porque a formação da aprendizagem dar-se no princípio da interação entre os sujeitos. E foi com esta pesquisa em quatro (4) escolas públicas estaduais da Região Centro-Sul do Ceará que ficou visível que as escolas que aplicam a teoria bakhtiniana são aquelas que obtém melhores resultados nas avaliações internas e externas .Isso porque a teoria bakhtiniana respeita a heterogeneidade, a rotatividade do sentido sincrônico e diacrônico; possibilitando uso e funcionalidade da linguagem a favor de uma aprendizagem significativa do ensino da língua materna.